Veja as novidades do preview do Android N para desenvolvedores

Por Redação | 09 de Março de 2016 às 16h48

O Google liberou nesta quarta-feira (9) a primeira versão do Android N para desenvolvedores. No entanto, algumas imagens do sistema operacional já haviam vazado mais cedo na web, mostrando um pouco das novidades que podíamos esperar.

O responsável pelo vazamento antecipado foi o site Ars Technica, que logo tirou sua matéria do ar – mas não rápido o suficiente para que outras pessoas gravassem as imagens e as distribuíssem na internet. Agora, com a confirmação do lançamento, podemos ver o que este preview traz de novidade para o sistema operacional do Google.

Respostas direto na tela de notificação

A versão prévia do Android N inclui um painel de notificações redesenhado, com direito a atalhos que fornecem acesso rápido às configurações do Wi-Fi, rede móvel, lanterna, entre outros. Isso quer dizer que, entre outras coisas, os usuários poderão configurar seu aparelho para responder a uma mensagem diretamente na área de notificações, sem precisar ir até o aplicativo para escrevê-la.

Android N

Imagem: Divulgação

Doze++

Melhorias no recurso Doze, que foi implantado no Android Marshmallow e funciona como um modo de economia de bateria quando o sistema detecta que o smartphone não está sendo utilizado pelo usuário por muito tempo, como de noite. Com a atualização para o Android N, o Doze++ entrará no modo de economia a partir do momento em que a tela do dispositivo se encontrar inativa (quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo).

Data Saver

Os usuários poderão habilitar essa função em seus aparelhos quando desejarem consumir menos dados. O Data Saver bloqueia algumas funções de background do sistema e aplicativos (como diminuir a qualidade do streaming de vídeo, por exemplo) para reduzir o gasto de dados e também o consumo de energia do dispositivo. Os usuários poderão definir quais aplicativos podem ou não ter seus dados restritos.

Multi-janelas

A maior mudança parece ter ficado por conta de uma divisão no meio da tela que aparece durante o uso do recurso multitarefas, oferecendo assim o esperado suporte às mul-tijanelas. Isto permitiria aos usuários usar dois aplicativos ao mesmo tempo graças a uma tela dividida ao meio. Esse recurso também traz um plus para aplicações em vídeo, que podem ser exibidas de forma duplicada, incluindo nas Androids TV.

Lembrando que este recurso já havia surgido no código do Android M, mas sempre ficou longe dos olhos dos usuários, uma vez que não estava completamente pronto. A novidade funciona em smartphones e tablets e, assim como os outros recursos apresentados, passará por uma fase de testes nas mãos dos desenvolvedores antes de chegar ao público final.

Android N

Imagem: Divulgação

Outras novidades incluem a Vulkan API, uma nova API para gráficos 3D que fornecerá aos desenvolvedores um controle mais detalhado sobre os processamentos realizados nas unidades de processamento gráfico, e o Programa Android Beta, um novo programa para desenvolvedores que desejam conferir em primeira mão as últimas novidades do Android.

O preview já está disponível para Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Nexus 9 e Pixel C. O Android N deve ser apresentado pelo Google durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, que acontecerá entre 18 e 20 de maio, e lançado para alguns dispositivos até o final de 2016.

Com informações do 9to5 Google e Android Developers Blog