Publicidade

Veja as novidades do preview do Android N para desenvolvedores

Por| 09 de Março de 2016 às 16h48

Link copiado!

Veja as novidades do preview do Android N para desenvolvedores
Veja as novidades do preview do Android N para desenvolvedores

O Google liberou nesta quarta-feira (9) a primeira versão do Android N para desenvolvedores. No entanto, algumas imagens do sistema operacional já haviam vazado mais cedo na web, mostrando um pouco das novidades que podíamos esperar.

O responsável pelo vazamento antecipado foi o site Ars Technica, que logo tirou sua matéria do ar – mas não rápido o suficiente para que outras pessoas gravassem as imagens e as distribuíssem na internet. Agora, com a confirmação do lançamento, podemos ver o que este preview traz de novidade para o sistema operacional do Google.

Respostas direto na tela de notificação

A versão prévia do Android N inclui um painel de notificações redesenhado, com direito a atalhos que fornecem acesso rápido às configurações do Wi-Fi, rede móvel, lanterna, entre outros. Isso quer dizer que, entre outras coisas, os usuários poderão configurar seu aparelho para responder a uma mensagem diretamente na área de notificações, sem precisar ir até o aplicativo para escrevê-la.

Continua após a publicidade

Imagem: Divulgação

Doze++

Melhorias no recurso Doze, que foi implantado no Android Marshmallow e funciona como um modo de economia de bateria quando o sistema detecta que o smartphone não está sendo utilizado pelo usuário por muito tempo, como de noite. Com a atualização para o Android N, o Doze++ entrará no modo de economia a partir do momento em que a tela do dispositivo se encontrar inativa (quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo).

Continua após a publicidade

Data Saver

Os usuários poderão habilitar essa função em seus aparelhos quando desejarem consumir menos dados. O Data Saver bloqueia algumas funções de background do sistema e aplicativos (como diminuir a qualidade do streaming de vídeo, por exemplo) para reduzir o gasto de dados e também o consumo de energia do dispositivo. Os usuários poderão definir quais aplicativos podem ou não ter seus dados restritos.

Multi-janelas

A maior mudança parece ter ficado por conta de uma divisão no meio da tela que aparece durante o uso do recurso multitarefas, oferecendo assim o esperado suporte às mul-tijanelas. Isto permitiria aos usuários usar dois aplicativos ao mesmo tempo graças a uma tela dividida ao meio. Esse recurso também traz um plus para aplicações em vídeo, que podem ser exibidas de forma duplicada, incluindo nas Androids TV.

Continua após a publicidade

Lembrando que este recurso já havia surgido no código do Android M, mas sempre ficou longe dos olhos dos usuários, uma vez que não estava completamente pronto. A novidade funciona em smartphones e tablets e, assim como os outros recursos apresentados, passará por uma fase de testes nas mãos dos desenvolvedores antes de chegar ao público final.

Imagem: Divulgação

Outras novidades incluem a Vulkan API, uma nova API para gráficos 3D que fornecerá aos desenvolvedores um controle mais detalhado sobre os processamentos realizados nas unidades de processamento gráfico, e o Programa Android Beta, um novo programa para desenvolvedores que desejam conferir em primeira mão as últimas novidades do Android.

Continua após a publicidade

O preview já está disponível para Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Nexus 9 e Pixel C. O Android N deve ser apresentado pelo Google durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, que acontecerá entre 18 e 20 de maio, e lançado para alguns dispositivos até o final de 2016.

Com informações do 9to5 Google e Android Developers Blog