Usuários Android poderão testar games dentro da Google Play

Por Redação | 01 de Março de 2017 às 19h30

Google anunciou nesta quarta-feira (01), durante o Game Developers Conference, evento que a empresa realiza com desenvolvedores de jogos, uma nova iniciativa para incluir prévias de games dentro da própria Play Store.

Chamada de "Playables", a novidade funcionará dentro de loja de apps como uma espécie de anúncio, desenvolvido em HTML5, e possibilitará aos consumidores testar jogos por um tempo limitado sem a necessidade de download ou instalação, o que poderá ajudá-los na decisão de compra.

De acordo com o Google, o Playables deverá ser adicionado à Play Store em uma atualização a ser disponibilizada nos proximos meses.

O anúncio do Google se alinha com outras decisões da empresa para aumentar a visibilidade dos apps e games à venda em sua plataforma. Além do Playables, a empresa mudou seu sistema de avaliação de popularidade dos aplicativos. Outros dados como tempo de uso, frequência de uso e avaliações serão levadas em consideração no perfil dos apps, indo além do número de downloads realizados.

Para o Google, estas mudanças servirão para mudar a ênfase do engajamento de seus usuários para títulos de melhor qualidade que talvez não tiveram um hype ou divulgação tão grande. Para as desenvolvedoras de games e apps pagos, a decisão pode ser algo a favor de seus negócios no ecossistema Android.

Embora a Play Store ganhe da loja da App Store da Apple em termos de números de downloads, o que é compreensível devido à superioridade do Android em número de dispositivos, o Google ainda figura atrás da Apple quando se trata de receita na venda de apps.

Segundo dados levantados pela consultoria Sensor Tower, a App Store teve uma receita de US$ 5,4 bilhões no quarto trimestre de 2016, enquanto a loja do Google ficou nos US$ 3,3 bilhões.

Fonte: Digital Trends, ZDNet

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.