Publicidade

Testes com Android Pie mudam configurações de bateria de usuários, sem permissão

Por| 13 de Setembro de 2018 às 22h30

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

Uma mudança automática deixou muitos donos de aparelhos Android assustados nesta quinta-feira (13). De acordo com relatos de vários usuários de dispositivos que já rodam o Pie ao redor do mundo, diversos aparelhos tiveram as configurações de economia de bateria alteradas automaticamente, sem a devida permissão do usuário.

O que aconteceu foi o seguinte: como é comum em praticamente todos os smartphones existentes hoje no mercado, nas configurações do aparelho é possível alterar em qual porcentagem de bateria o dispositivo entrará automaticamente no modo de economia de bateria, que limita os processos em plano de fundo e faz com que a bateria resista durante algum tempo a mais até que o dispositivo possa ser recarregado. O que aconteceu foi que, sem que os usuários tenham acessado essa função, diversos celulares mudaram automaticamente para acionar a função de economia quando a bateria tivesse 99% de carga ou menos.

O problema afetou usuários dos smartphones da linha Pixel, Nokia 7+ e OnePlus, todos funcionando com Android Pie, a versão mais atualizada do sistema operacional móvel da gigante.

De acordo com um post da conta oficial do Google Pixel no Reddit, o problema foi causado por uma falha em um experimento interno da empresa, o que acabou afetando usuários do Android Pie. A empresa alega que o problema já foi revertido e todos os usuários não terão mais problemas com as configurações de economia de bateria, mas a Google ainda não explicou como e por que a empresa possui o poder de modificar as configurações de celulares Android sem a autorização dos devidos donos dos dispositivos.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police