Samsung lança aplicativo para ajudar pacientes com a doença de Alzheimer

Por Redação | 28.04.2015 às 09:42
photo_camera Reprodução: Gute Werbung

Recentemente, o filme "Para Sempre Alice" ("Still Alice") concorreu ao Oscar contando a história de uma paciente diagnosticada com início precoce da doença de Alzheimer. Ao longo da história, a personagem utiliza seu smartphone para responder perguntas e treinar sua memória. Desta forma, o filme trata com delicadeza a relação entre o uso da tecnologia e os recursos que ela traz para lidar com a doença degenerativa.

Nesta semana, a Samsung lançou o Backup Memory, um aplicativo que funciona como um estimulante para a memória de indivíduos que apresentam os primeiros sinais da doença de Alzheimer. Identificando familiares e amigos próximos, o app ajuda os pacientes a reconhecerem seu entorno, lembrando de sua relação com as pessoas identificadas e memórias que tenham compartilhado através de fotografias e vídeos. O objetivo do Project Backup Memory é tornar os pacientes de Alzheimer mais independentes, facilitando suas vidas e também a das pessoas à sua volta.

Samsung Backup Memory

Disponível para Android, o aplicativo utiliza o Bluetooth para identificar conhecidos do paciente que tenham o aplicativo instalado em seus aparelhos e estejam próximos. Uma vez próximos, os smartphones com o app são conectados e automaticamente são mostradas fotos e vídeos para lembrar momentos vividos com eles. As informações relevantes e o conteúdo multimídia devem ser carregados manualmente pelos usuários. Confira abaixo o vídeo de apresentação do aplicativo:

O Backup Memory é uma iniciativa da Samsung Electronics Tunisia (SETN) em parceria com a Associação para Alzheimer do país e a agência de publicidade 3SG BBDO. Ainda em fase inicial, os desenvolvedores do aplicativo têm planos de aprimorá-lo e adicionar novos recursos e melhorar sua interface. Um recurso de localização via GPS que ajude os familiares a saber a localização em tempo real dos pacientes também está sendo estudado.

"O Backup Memory não é exatamente um avanço tecnológico, mas é definitivamente um bom uso da tecnologia existente. Há tanta coisa boa que pode ser feita com a tecnologia e eu gostaria de pensar que estamos apenas começando", afirma Azer Jaafoura, um dos desenvolvedores da SETN.

O aplicativo está disponível em dois idiomas — Inglês e Francês — e pode ser baixado na Google Play.