Próxima atualização do Android Wear vai trazer novos comandos e funções

Por Redação | 13.07.2015 às 12:07

O Google anunciou que vai trazer uma nova atualização ao Android Wear, o seu sistema operacional para smartwatches, que vai tornar a utilização desses gadgets ainda mais simplificada e intuitiva. Segundo a empresa, o update vai trazer novas opções de controle gestual para tornar a vida dos usuários ainda mais simples.

Segundo o site Phandroid, a novidade estava agendada para chegar já no próximo dia 28 de julho, mas deve receber um leve atraso e ser liberada somente em agosto. E, como a página descreve, os novos recursos vêm para complementar aquilo que o Android Wear já oferece, deixando-o mais completo.

Atualmente, o sistema é capaz de reconhecer quatro movimentos básicos: um toque para cima para exibir notificações, para esquerda para abrir o launcher, para baixo para realizar alguns ajustes e um toque demorado na tela para selecionar o tipo de interface. Com a nova atualização, os smartwatches serão capazes de reconhecer um toque simples para mudanças estéticas e mais uma série de pequenas opções.

Android Wear

Alguns temas para o Android Wear já trazem esse tipo de comando, mas não se trata de algo nativo, tratando-se de um pequeno hack feito por desenvolvedores para driblar a limitação e trazer algumas funções mais básicas de maneira simplificada. No entanto, isso causava uma série de conflitos por não ser algo suportado pelo Google — algo que deve mudar em breve.

Mudanças a um toque de distância

Além disso, a empresa trouxe alguns exemplos de como esse toque simples deve funcionar. A primeira é uma alteração meramente estética. Como apresentado na documentação referente ao update, basta um único toque na tela do smartwatch para que ele altere a cor de sua interface, trazendo acesso simplificado a várias opções de visual.

Outra possibilidade destacada é a de usar esse comando para alterar o estado do relógio. No caso da exibição da previsão do tempo, tocar na tela faz com que o sistema altere o que é exibido e dê destaque às temperaturas em vez de mostrar somente se vai chover ou não.

Android Wear

Além disso, é possível expandir pequenas informações para exibir mais detalhes. Em um dos exemplos, vemos um contador de passos no canto da tela que, ao ser selecionado, traz mais informações sobre o percurso e detalhes úteis ao usuário.

O Google já entrou em contato com as desenvolvedoras para que elas adotem essas novas funções em seus aplicativos para que, quando a atualização for lançada, os usuários já encontrem vários apps com suporte a essas novidades.

Há também planos de trazer um novo sistema de comunicação chamado Together, que vai permitir que as pessoas enviem mensagens, stickers e emojis para seus amigos. No entanto, ainda há muitas dúvidas em relação a isso, uma vez que a empresa não esclareceu como tudo deve funcionar.

Ainda assim, apesar das dúvidas, a verdade é que todos estão bem ansiosos com a chegada dessa atualização, tornando a briga com o Apple Watch ainda mais acirrada.

Via: Phandroid