Plano familiar permitirá compartilhamento de aplicativos da Google Play Store

Por Redação | 12 de Julho de 2016 às 19h40

Você comprou um aplicativo muito legal na Play Store que poderia ser utilizado também por seus familiares mais próximos? Em breve, para isso acontecer, não será preciso que todo mundo adquira uma versão do app. Isso porque o Google deve implementar um sistema de plano familiar que vai permitir a você compartilhar tudo o que adquirir na sua loja virtual com algumas pessoas.

O novo recurso vai se chamar Google Play Family Library e é bastante semelhante ao Family Share, da Apple, em vigor desde 2014. A gigante das buscas já começou a testar o novo sistema ainda em dezembro de 2015 com as assinaturas do Google Play Music e, ao que tudo indica, o sucesso da empreitada levou a empresa a estender o sistema para os demais produtos vendidos na Play Store.

O modo como tudo vai funcionar é simples: todos os membros da “família” (não precisam ser todos, obviamente) terão acesso irrestrito aos itens adquiridos pelo grupo — incluem-se aí músicas, filmes, livros e aplicativos. A biblioteca compartilhada conta inclusive com mecanismos para proteger as crianças que possivelmente estarão no grupo, então você poderá esconder aqueles itens inapropriados para os pequenos.

O Google Play Family Library disponibilizará aplicativos para até seis pessoas diferentes independentemente da plataforma — Android, iOS ou web — e não será preciso pagar nada a mais por isso. Para usufruir deste recurso, basta acessar a sua conta, configurar a sua família e informar um número de cartão de crédito para compras futuras. O Google deve implementar algum sistema de controle para evitar compras sem confirmação, ideal para quando há crianças no grupo.

A novidade do Google deve estar disponível para os usuários ainda neste mês de julho, com lançamento previsto para vários países do mundo — lembrando sempre que nada foi confirmado oficialmente pela companhia, então, aguardemos.

Fontes: Gizmodo, CNET

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.