Pesquisa do Google no Android agora vai incluir sugestões de aplicativos

Por Redação | 17.04.2015 às 09:15

Graças ao Google, pesquisas feitas no buscador da empresa nos dispositivos Android resultavam não somente em conteúdo da web, mas também em informações sobre apps instalados no smartphone. Agora, porém, a empresa quer ir além e também passará a exibir informações de aplicativos que sequer estão instalados no celular do usuário nos resultados de pesquisa.

Conforme foi anunciado nesta quinta-feira (16), uma mudança na forma de indexação de resultados pode começar a relacionar sugestões dentro da própria Play Store, o que levaria as buscas dos usuários a aplicativos relevantes relacionados à pesquisa.

De acordo com Rajan Pantel, um engenheiro do Google, a companhia começou a indexar conteúdo de aplicativos há pelo menos dois anos. Dessa forma, desenvolvedores poderiam indexar as API de seus apps e criar deeplinks, que seriam enviados para o Google. Em outras palavras, quando um usuário fizesse uma pesquisa, seus resultados não ficariam limitados a sites, mas incluiriam potenciais apps que serviriam ao mesmo propósito. De acordo com o engenheiro, de 2013 para cá já foram mais de 30 bilhões deeplinks adicionados ao buscador no Android.

"Agora nós temos como compreender e indexar o conteúdo desses deeplinks e classificá-los de forma orgânica no resultado das buscas", comentou Pantel. Como é de se esperar, muitas empresas estão tentando adicionar seus aplicativos nas listas de resultado do Google, incluindo nomes como Airbnb, Twitter e Pinterest. A novidade pode ser restrita em número de usuários, mas deverá ampliar bastante os resultados daqueles que possuem smartphones e tablets com o sistema operacional do Google.

Via Engadget