Os melhores apps Android da semana (31/11/2019)

Por Rafael Arbulu | 31 de Outubro de 2019 às 18h00

Você é fã de trilhas? O setor de turismo é um que se beneficia bastante das ofertas de exploração guiada em matas e parques e, independente do nível de dificuldade de cada percurso, encontrar não apenas a empresa certa, mas parceiros que possam compartilhar desse hobby é essencial.

Por isso, o destaque da semana fica para um app que usa a sua geolocalização para encontrar trilhas disponíveis em sua cidade, mas as nossas recomendações não param por aí: quem curte jogar batalha naval vai se divertir à beça com um jogo feito nesses moldes, além de um survival horror de escapatória bastante detalhado e cheio de enigmas. Mais além, bebendo da fonte das recomendações da semana passada, temos mais um app que promete tornar a experiência de uso do WhatsApp ainda mais satisfatória

Vamos à lista!

Let’s Zeppelin

“Batalha Naval” é um jogo que atravessou gerações e, conforme os anos iam passando, vários outros formatos foram incorporados, tornando as partidas cada vez mais emocionantes e estratégicas. Let’s Zeppelin tira o “naval” da coisa e coloca você no comando de uma frota de dirigíveis militares, mas o esquema é o mesmo: uma série de “nuvens” esconde a frota inimiga e você deve, com o seu turno, atirar onde você acha que pode haver um veículo escondido do oponente.

O jogo é disputado inteiramente online com jogadores reais e traz diversos recursos: além dos tiros normais, você também possui golpes especiais, como munição que ataca uma região inteira e visualização temporária da movimentação inimiga. É bem interessante como o conceito de um jogo bem antigo foi aplicado em um app para o seu smartphone.

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Spotlight: Room Escape

Saindo do cartunesco e caindo direto no horror de suspense, vamos aproveitar que é Halloween com Spotlight: um jogo que deriva do gênero survival horror, mas ao invés de zumbis e tiros, é você e a sua inteligência tentando desvendar enigmas para escapar de uma sala dentro do tempo determinado. Caso falhe, um telefonema será recebido, onde a voz do outro lado se limitará a dizer, de forma ameaçadora, “Estou descendo as escadas”. Você ainda terá um tempo para resolver as charadas e escapar, mas é melhor correr.

Os enigmas são bastante detalhados, requerem bastante senso estratégico e inteligência do jogador, que não conta com nenhuma pista óbvia de como prosseguir: a graça do jogo está em descobrir as coisas por conta própria.

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

All Trails

Percorrer trilhas é uma das atividades mais bacanas que entusiastas do esporte outdoor podem pedir: não é exigente a ponto de ser um jogo com caráter competitivo, mas é desafiador a ponto de cansar você por um bom tempo. Tanto é que o mercado de turismo se beneficia muito dele.

Com o All Trails, você usa a geolocalização do seu smartphone para identificar ofertas de trilhas guiadas e independentes (ou seja, pagas e com especialistas ou aquelas em que você segue por conta própria), listadas em graus de dificuldade das mais fáceis às mais complicadas. Além disso, é possível ver fotos e avaliações postadas por outros usuários, com dicas para se dar bem pelo percurso e até separar as trilhas por tipos de locomoção, como caminhada ou ciclismo. Uma função de SOS está disponível, infelizmente, para usuários pagantes (o app tem versão gratuita e versão premium), mas mesmo para quem tem uma conta gratuita, as opções são bem variadas.

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Transcriber for WhatsApp

Segredinho do Canaltech: algumas pessoas daqui odeiam mensagens em áudio no WhatsApp. Tanto que, sempre que possível, as ignoram completamente. Eu não vou contar quem sou é a pessoa, obviamente, mas esse app parece ter sido feito especialmente para mim ela.

Com o Transcriber, o nome do app já diz tudo: você transcreve áudios do WhatsApp. O uso da ferramenta em si é menos óbvio do que aparente. O ícone do app em si não faz nada a não ser exibir o histórico de mensagens transcritas. Para efetivamente usar a ferramenta de transcrição, você deve fazê-lo pela própria janela de chat do WhatsApp: ao receber um áudio, você seleciona a mensagem, tocando na opção de compartilhá-lo. Quando a interface do Android exibir a lista de apps compatíveis, você escolhe o Transcriber: um pop up confirmará que o app está trabalhando, enquanto outro vai confirmar o serviço completo e a mensagem revelada.

A precisão não é lá essas coisas, mas para um áudio de WhatsApp, é bem fácil pegar o “grosso” da mensagem e entender o que o remetente queria falar. Só que sem “falar” nada. Agora você não tem mais desculpa para ignorar aquele seu amigo que envia áudio de dois minutos para contar sobre o seu dia.

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Instabridge

Calma: apesar do “insta” no nome, esse app não tem nada a ver com o Instagram: aqui, a ideia é compartilhamento de conexões wi-fi. À primeira vista, o Instabridge funciona de forma bem similar ao WiFi Magic da Mandic: ele exibe uma lista de conexões sem fio públicas disponíveis em suas imediações por meio da geolocalização do smartphone.

Mas também temos mais algumas funções: conexões abertas pertencentes a operadoras, como por exemplo o wi-fi da Vivo ou da NET (que agora é totalmente absorvida pela Claro), serão devidamente rotuladas como “apps” e apontarão para as respectivas páginas de download das operadoras, a fim de se evitar que sejam cometidos enganos sobre uma conexão que aparenta ser aberta, mas não é. Além disso, você também pode compartilhar a sua conexão, caso deseje, por meio de uma aba dedicada na interface do próprio aplicativo. Esta última pode ser especialmente útil para, por exemplo, bares e restaurantes que ofereçam a conexão para clientes.

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.