Os melhores apps Android da semana (25/07/2019)

Neste fim de julho, a loja de aplicativos da Google está com uma série de novas opções, tanto para utilitários, quanto para games. As dicas nesta semana incluem programas para ajudar na sua viagem, apps de segurança de senhas, outras opções para fotos e mais. Vamos a elas.

1. JustWatch 

Foto: Google Play

Há alguns anos, quando as plataformas de vídeo por streaming ainda eram "tudo mato", acompanhar o que chegava à Netflix era bastante fácil. Contudo, hoje, há serviços da Amazon, HBO, Fox, Hulu e ainda tem a previsão de muitos outros chegando por aí.

A ideia do JustWatch é reunir todas as produções de catálogos dos serviços disponíveis e ajudar o usuário a encontrar o que quer assistir. Não sabe se Friends está na Netflix ou no Amazon Prime Vídeo? Pois bem, este programa lhe conta isso.

Ele também permite a busca por gênero, sendo que você precisa indicar quais serviços assina ou pretende assinar para receber sugestões e notificações do que há de novo em cada uma delas.

O JustWatch é gratuito e foi lançado em 11 de junho. Ele funciona em aparelhos com Android 4.4 ou superior.

2. Mobile Passport

Foto: Google Play

Quando se está em viagem, uma das maiores preocupações é com o passaporte, já que, sem ele, você corre o risco de sentir uma bela dor de cabeça. O problema é que retirar o documento da mochila para fazer todas as tramitações de aeroporto pode ser um prato cheio para perder o seu passaporte.

Ele permite que você coloque seu documento em uma versão digital e conte com o QR Code em mãos quando precisar adicionar nas máquinas de verificação. Para viagens dentro do país, também funciona como uma mão na roda em verificações automáticas. Ele é aceito em parte dos aeroportos dos Estados Unidos.

Ainda vale lembrar que, embora não substitua o seu passaporte original, ao menos permite que você tenha seus dados e de sua família sempre em mãos. Ou seja, também é preciso carregar o seu documento na mochila.

O Mobile Passaport é totalmente gratuito e funciona em aparelhos com Android 5.0 ou acima. Ele chegou à loja da Google em 24 de julho.

3. Quik 

Este é um aplicativo da GoPro voltado para fazer pequenas edições em vídeos. No caso, a proposta da empresa é que você use uma câmera da companhia para gravar as imagens, mas isso não é obrigatório.

O app permite que você utilize vídeos dentro do seu aparelho e crie edições simples e transições entre eles. Segundo a empresa, o app escolhe algumas imagens que considera mais importantes e sugere os efeitos.

Os resultados são realmente interessantes, permitindo criar também transições com letras e imagens em cima da tela. Contudo, o Quik ainda é um aplicativo bastante pesado para se usar em um smartphone intermediário.

O programa é totalmente gratuito e recebeu sua última atualização em 8 de julho. Ele pede Android 5.0 ou superior.

4. Bitwarden 

Foto: Google Play

Nestes tempos, está cada vez mais importante cuidar da segurança do seu smartphone. Para isso, colocar senhas fortes e diferentes para cada um dos serviços que usa é essencial.

Se, para você, lembrar todas é uma tarefa difícil, o Bitwarden serve para ajudar neste trabalho. Ele reúne todas as suas senhas, separando por categorias como redes sociais, informações pessoais e até pagamentos.

Ele conta com dois utilitários bem legais. O primeiro é o preenchimento automático, o qual não exige que você entre no programa e busque todas as suas as senhas sempre que precisar. Um segundo é a verificação em dois passos.

Isso adiciona uma segunda etapa no seu login, fazendo com que, caso alguém entre em um de seus serviços, você receba uma mensagem em seu aparelho.

O Bitwarden foi lançado em 25 de julho e funciona gratuitamente em aparelhos com Android 4.4 ou acima.

5. Blue Mail 

Foto: Google Play

A proposta do Blue Mail é dar uma “modernizada” na forma como os e-mails chegam até o usuário. Ele é um agregador de contas, deixando que você adicione Gmail, Yahoo, e outros tantos serviços por aí.

A grande sacada dele é mostrar os e-mails recebidos como se fossem sequências de mensagens de WhatsApp e Messenger. O usuário só cai naquele design padrão de e-mail, quando clica efetivamente nele.

Ele também separa, caso o usuário queira, os e-mails em tópicos automáticos, como trabalho, pessoal, lazer e outros.

O Blue Mail é gratuito e foi atualizado em 23 de julho. Segundo os desenvolvedores, a necessidade do Android pode variar de acordo com o aparelho.

6. Quiz your English

Foto: Google Play

Acha que seu inglês não está assim tão bom ou não está confiante? Tem um novo aplicativo para ajudar a testar seus conhecimentos. O Quiz Your English é um jogo de perguntas e respostas voltados para termos em inglês.

O game traz exercícios práticos em formato de brincadeiras para treinar o idioma um pouco por dia. Desenvolvido pela Cambridge English, ele é usado para testes de gramática e vocabulário que ajudam em exames importantes da língua, como o IELTS.

O app é gratuito e funciona em aparelhos com Android 4.4 ou acima.

7. d.book

O d.book é um programa para criação de álbuns de fotos. A ideia é que ele organize imagens e permita que o usuário possa diagramar em formato ideal para impressão de um álbum físico.

O sistema usa inteligência artificial para já separar imagens com temas semelhantes, ou mesmo aquelas nas quais uma mesma pessoa está aparecendo. O app funciona de forma semelhante ao Lens, da Google.

No final, ele oferece um arquivo que pode ser diretamente impresso para a formulação de um álbum. E o álbum também pode ser comprado até mesmo dentro do app.

O programa ganhou uma última atualização em 13 de junho. Ele funciona gratuitamente em aparelhos com Android 5.0 ou acima.

8. Groovepad 

Foto: Google Play

Se você gosta de atacar de DJ na balada, este programa é para você. O app oferece uma série de samples que você pode misturar, aumentar e diminuir ritmo, criando suas próprias batidas.

Ele oferece um design parecido com mesas de DJ profissionais em que você pode variar efeitos de samples, bem como escolher o momento em que cada batida vai entrar na música.

Dentro do programa também é possível já gravar as suas criações para serem usadas posteriormente. O app também conta com uma versão offline para festas sem conexão à internet.

O Groovepad foi atualizado em 10 de julho gratuitamente e pede Android 4.2 ou superior para funcionar.

9. Galeria Go

Foto: Google Play

Galeria Go é a versão mais leve o app de fotos da Google. A ideia é que você tenha acesso e organize suas imagens no smartphone sem precisar de um programa pesado para isso.

O Galeria Go guarda as imagens em sugestões de pastas para o usuário, dividindo em temas por dia, lugares ou pessoas inseridas na foto. Além disso, ele conta com pequenas ferramentas de edição, permitindo cortar a foto, aplicar filtros e fazer sinalizações na imagem.

O app foi desenvolvido pela própria Google e lançado oficialmente em 23 de julho. Segundo a empresa, o requerimento de Android pode variar de acordo com o dispositivo.

10. Garena Speed Drifters

Este é o único game que temos na lista desta semana. O Garena Speed Drifters é um jogo de corrida, cujo propósito é fazer drifts. Isto é, derrapar de forma que isso ajude o seu desempenho.

O game traz vários modos de jogo tanto online, quanto local para apenas um jogador. Também há a opção de escolher vários carros, alguns com total inspiração em títulos como F-Zero e Speed Racer.

A sacada aqui é que, depois de todo drift bem executado, o jogador ganha um impulso por nitro. Ou seja, o game estimula você a tentar passar todas as fases somente na derrapagem.

O game é gratuito e foi lançado para o Brasil em 22 de julho para usuários de dispositivos Android 4.4 ou acima.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.