Os melhores apps Android da Semana (18/07/2019)

Por Wagner Wakka | 18 de Julho de 2019 às 19h00
Divulgação

A lista de apps desta semana na Play Store chega com várias opções para quem quer mudar um pouco a forma como utiliza o smartphone. Apresentamos dicas de utilitários, editores de áudio, ferramentas de segurança e até uma nova forma de controlar seu aparelho somente olhando para ele. Vem com a gente.

1. A Curious Question

Já esteve naquela situação em um encontro ou mesmo com amigos em que o assunto simplesmente não vem? Às vezes pode ser bastante difícil ter uma boa sacada para começar uma conversa.

Para isso existe o A Curious Question. Ele é uma coletânea de perguntas e assuntos para começar um papo com alguém. O programa conta com questionamento em várias modalidades, desde paquera, ficção científica até questionamentos mais filosóficos.

Por exemplo, uma pergunta da lista é: “O que você acha que as pessoas pensam sobre você mas não têm coragem de lhe dizer?”. Boa não? Pois é, no total são 320 questionamentos, sendo que somente 20 fazem parte do pacote gratuito.

O app é grátis para instalar e funciona em aparelhos com Android 4.3 ou acima. Vale lembrar que é preciso estar afiado no inglês para curtir as perguntas.

2. Shade Launcher

Foto: Google Play

Se você tem dificuldade em organizar o seu smartphone, este aplicativo pode ajudar bastante nesta função. O Shade é um launcher, ou seja, um aplicativo que se inicia já quando você liga o aparelho. Ele vai mudar a cara do seu smartphone, criando novos atalhos e ferramentas.

A grande sacada aqui é a capacidade do Shade em criar várias categorias para todo tipo de programa. Por exemplo, ele permite que você crie uma aba somente para aplicativos e utilitários do trabalho e outra somente para lazer. Ou uma terceira que tenha apenas os jogos para o momento de relaxar.

Ele também traz ícones adaptáveis e outra série de ferramentas personalizáveis para modificar um pouco a carinha do seu smartphone.

O app é gratuito e chegou à loja da Google em 15 de junho, funcionando em aparelhos com Android 5.0 ou acima.

3. Mp3 Cutter

Foto: Google Play

O MP3 Cutter chega como um bom quebra galho para smartphones e tablets na hora de fazer pequenas edições em áudio. Às vezes, tudo que se quer é cortar uma pequena parte de uma conversar ou tirar um erro em uma edição simples de uma música ou podcast, mas não se tem acesso ao arquivo no computador.

Este programa realmente ajuda na hora de fazer este tipo de corte e ajustar alguns ruídos e efeitos sonoros usando plataforma mobile. Contudo, não imagine que será possível fazer grandes edições com ele, a proposta mesmo é para pequenas modificações.

O MP3 Cutter é gratuito e foi lançado em 4 de julho na Play Store. Ele pede Android 4.2 ou acima para funcionar.

4. Blue

Blue é o quarto jogo de uma série criada por Bart Bonte. A franquia segue um estilo em quebra cabeças em que o jogador tem que resolver uma série de pequenos e relaxantes enigmas atrelados a um número.

Todos os títulos são baseados em uma cor, Yellow traz todas fases em amarelo; Red, no vermelho; Black explora o preto e, agora, Blue é todo azul. A capacidade do artista em criar verdadeiras obras interativas nas fases impressiona, tendo em vista que cada título conta com cerca de 50 fases gratuitas.

O game chegou no dia 17 de julho e funciona em aparelhos com Android 2.3 ou acima.

5. Aegis Authenticator

Foto: Google Play

Este é um daqueles aplicativos que guardam todas as suas senhas de programas em apenas um lugar, para que você não precise lembrar de variados códigos ou usar sempre o mesmo para todos serviços.

A proposta dele é semelhante ao que fazem apps como 1password. Aqui você pode adicionar senhas dos mais variados serviços, como e-mail e redes sociais. O app também informa que todos os dados dentro das contas é completamente encriptado.

Também é possível utilizar o preenchimento automático usando a digital, em aparelhos que têm esta tecnologia.

O programa é gratuito e funciona em aparelhos com Android 4.4 ou acima. Ele chegou à loja da Google em 6 de junho.

6. JotForm Mobile Forms

Algumas funções podem ser bem difíceis de se fazer em um smartphone. Entre elas, está a criação de um formulário ou uma newsletter. A proposta deste programa é exatamente permitir que você crie formulários e compartilhe de forma mais fácil e rápida.

Ele conta com algumas características bastante interessantes. Uma delas é criar, por exemplo, um documento a ser enviado para aprovação. Ele permite digitalizar tal formulário e ainda conta com espaço para assinatura de uma pessoa somente com o toque em tela.

Outra funcionalidade é que, na digitalização de um formulário impresso, ele já reconhece os dados e os transformar em uma planilha, caso o usuário deseje.

Por fim, a maioria dos mecanismos não precisa de internet para funcionar, sendo que é possível salvar os arquivos e programar o envio somente para quando houver conexão.

Lançado no último dia 17, o app é gratuito e funciona em aparelhos com Android 4.4 ou acima.

7. Face Pause

O Face Pause propõe dar uma nova função a uma ferramenta que já existe em vários aparelhos por aí. O que ele faz é permitir que você controle alguns apps apenas olhando para a tela. Em suma, o que ele faz é esconder ou pausar um app toda vez quando você não estiver olhando para a tela.

A função é útil, por exemplo, para um jogo ou vídeo que esteja rodando em seu aparelho. Caso alguém lhe chame e você esqueça da tela, o app é pausado automaticamente ao perceber que você não está mais vendo o que está acontecendo.

Outra funcionalidade é permitir um filtro para quando você desvia o olhar do aparelho. Assim, ele deixa a tela mais escura, evitando que outras pessoas possam ver o que está no seu smartphone sem consentimento. O app garante, assim, mais privacidade e segurança.

Para isso, é preciso que seu smartphone conte com reconhecimento, o que nem todo aparelho tem. O Face Pause foi lançado gratuitamente no dia 17 de julho e funciona em dispositivos com Android 7.0 ou acima.

8.  Fishing Life

Este é um joguinho simples, mas muito cativante sobre a vida pacata e bucólica de um pescador. O jogador precisa tentar levar a sua isca o mais longe possível para conseguir o maior peixe. O game também conta com uma mecânica em que não se pode puxar a linha muito rápido para que não arrebente, como acontece mesmo na vida real.

O ponto forte deste jogo é que ele não é somente mecânica. A narrativa de Fishing Life é bastante bonita, contando a história de toda uma família ao redor da pesca como sustento próprio e lazer. Ele traz todo um desenho que lembra pinceladas rústicas, com quadros bastante bonitos e tocantes.

O jogo é gratuito, bastante leve e funciona em aparelhos com Android 4.1 ou acima. Ele foi lançado na loja da Google em 18 de julho.

9. Crono 

Foto: Google Play

O Crono é um aplicativo que joga para o seu navegador todas as notificações do smartphone. A ideia é que você possa ter centralizadas as notificações no Chrome por uma extensão (funcionando também no Opera) e até podendo responder algumas delas com um clique.

Ele ainda oferece informações do aparelho, como capacidade de sinal de rede e porcentagem de bateria. Dentro da extensão, também é possível fazer algumas interações com o smartphone.

Por exemplo, se você tem o Chrome ou o Opera instalado no seu dispositivo, é possível enviar uma página para o navegador direto do PC. O mesmo acontece com arquivos em copy/paste. Ele também conta com atalho que permite enviar arquivos do PC para o smartphone via wi-fi.

Por fim, caso você não ache seu aparelho, a extensão também pode fazer com que o smartphone toque para facilitar a busca.

O Crono é gratuito e funciona em aparelhos com Android 5.0 ou acima.

10. Gravity Box 

Foto: Google Play

Nosso último app, como já é tradição, se trata de um game. O Gravity Box é um jogo simples em que você precisa apenas controlar uma caixa ao ponto final, usando um lançador de foguete para isso.

O segredo está em não colocar tanta força assim no seu tiro, a ponto de mandar a caixa longe demais. Assim, é preciso sempre ficar equilibrando entre força, mira e movimentação. O game conta com mais de 250 fases com níveis variados.

Simples, ele roda até mesmo em aparelhos mais antigos. Contudo, é preciso Android 4.1 ou acima para que ele possa ser instalado. O game foi lançado gratuitamente no dia 6 de julho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.