Os melhores apps Android da semana (16/08/2019)

Por Wagner Wakka | 16 de Agosto de 2019 às 19h50

Mais uma semana que entra com novos aplicativos chegando à loja da Google. A nossa lista conta com várias opções para fotos, leitores de PDF, jogos com muitas cores, além de opções em mudar a carinha do seu sistema operacional. Vamos lá!

1. Bloqueio de aplicativos 

Foto: Google Play

O tema de segurança em smartphones está cada vez mais em voga depois dos acontecimentos recentes do Telegram e a política nacional. Se você é dos que ficaram com medo de fragilidades de segurança do seu smartphone, este app pode ajudar bastante.

O programa faz exatamente o que o nome sugere: permite bloquear por senhas acesso a apps dentro do seu smartphone. Ele faz isso com algumas funcionalidades bem interessantes. Primeiro, permite que você crie perfis diferentes de segurança. Por exemplo, se está no trabalho, com muita gente em volta e quer mais segurança, é possível aumentar o número de apps bloqueados. Contudo, quando você chegar em casa, pode ser cansativo colocar sempre as senhas sempre que for só conferir aquele zap, por exemplo.

O programa permite desbloqueio usando PIN e até mesmo biometria, com mudanças de perfis quando você conecta no bluetooth do carro ou entra no wi-fi de casa.

Ele é gratuito e recebeu a atualização Smatt Applock em 13 de agosto deste ano. Ele pede Android 4.1 ou acima para funcionar.

2. GeoLife

Foto: Google Play

Este app é voltado para pais preocupados com a localização dos filhos. Ele oferece uma conexão entre aparelhos para indicar onde que as pessoas de um mesmo grupo está. Por exemplo, você pode cadastrar locais como a escola, casa de amigos, aula de inglês e outros para, quando ele for até lá, você receber uma notificação em seu aparelho.

O app também conta com um botão de pânico, que já liga direto com todos os integrante do grupo.

O programa é gratuito e foi lançado em 1 de agosto de 2019. Ele pede Android 5.0 ou acima para funcionar.

3. PDF&Word viewer, ePub Reader

Foto: Google Play

São várias as opções de leitores de PDF que existem por aí, mas nem sempre é fácil encontrar um que realmente se encaixe dentro de uma proposta que a gente quer.

Este programa tem algumas ferramentas que o fazem um pouco fora da curva da mesmice. Primeiro, pela ferramenta de scan do computador. Ele pega todo arquivo possível de ser lido por ele e cria uma biblioteca automática de acordo com o tipo, seja livro, estudo ou documento.

Também traz ferramentas bastante leves para que você possa editar em cima de documentos. Ou seja, para você que usa um tablet ou outro tipo de aparelho para ler trabalhos de faculdade e assinar documentos importantes, este pode ser um bom programa para isso.

O app é gratuito e pede Android 5.0 ou acima para funcionar. O programa foi lançado em 13 de agosto.

4. Firefox ScreenshotGo

Foto: Google Play

A Mozilla lançou um programa totalmente voltado para você conseguir gerenciar screenshots. Isso mesmo, se você é daqueles que tira um print da tela por qualquer coisa e depois fica perdido com isso no seu smartphone, esse app é para você.

A ideia dele é que todas imagens que você tira usando o sistema de screenshot do seu smartphone vão para mesmo lugar. Ainda, para quem precisa usar bastante a captação de imagens para tutorial ou atividades similares, ele já permite aditar dentro do próprio app, incluindo setas, contornos e textos.

Por fim, ele conta com um botão que fica permanentemente em tela para você tirar um print da tela com mais facilidade.

Lançado em março deste ano, o app ainda está em fase de testes, e funciona gratuitamente para usuários de Android 5.0 ou acima.

5. Neon Glow

Neon Glow é um daqueles games com uma boa criatividade envolvida e uma bela direção de arte. A ideia aqui é a seguinte: você conta com objetos aleatórios com cores neon pelo ambiente. É preciso girar a tela até que se encontre a posição certa para se fazer o objeto em questão. Ou seja, é tudo sobre perspectiva.

A ideia é bacana, mas o game não oferece, assim, aqueeeeeeeele desafio. Mesmo assim, é algo que agrada aos olhos e permite passar um bom tempo olhando algumas imagens realmente interessantes.

O game é gratuito e funciona em aparelhos com Android 5.0 ou acima. Ele foi lançado em 2 de agosto.

6. Lens Distortions

Se você é fotógrafo e quer explorar um pouquinho mais do que uma edição de fotos mobile pode lhe oferecer, talvez possa gostar desse app. Ele tem uma série de distorções que você pode fazer em uma foto, além de ferramentas de edição.

Por exemplo, se você está com uma foto de um dia chuvoso, pode adicionar um pouco de neblina para dar um ar ainda nebuloso. Ele conta com efeitos de luz, mudança de cores, e também tem uma capacidade de machine learning que pode auxiliar o usuário nas melhores edições automaticamente.

O programa é gratuito e chegou em julho deste ano.

7. Petwar.io 

Quem já jogou Mario Party do Nintendo 64, com certeza conhece esse jogo. Ele é aquele minigame em que você está em cima de uma bola e precisa mandar todos s outros participantes embora de uma plataforma. Simples assim.

O game rola primordialmente online, mas tem uma versão offline também. Aqui, 12 personagens são colocados em cima de uma plataforma e você precisa ser o único em cima dela.

O interessante é que o game brinca com a ideia que se trata de uma plataforma de gelo, logo é tudo muito escorregadio. A proposta é inteligente para mascarar uma mecânica não tão acurada assim.

Lançado em 14 de agosto para usuários do Android 4.1 ou acima, o game é gratuito na loja da Google.

8. Bowvie Weather

Foto: Google Play

Os aplicativos de clima têm ganhado bastante destaque nos últimos tempos. O Bowie é um programa que oferece de forma muito fácil e simplista a previsão do tempo. Diferente de outros programas que mostram índices pluviométricos e outras informações lá não muito significativas, a proposta aqui é mostrar apenas o que importa: a temperatura e se vai chover ou não.

O programa oferece uma lista bem minimalista com todas as previsões do dia e semana. Claro, se você quiser se aprofundar, é possível. Contudo, a ideia aqui é que ele seja o mais limpo possível.

Apesar de ser uma criação internacional, ele funciona em cidades brasileiras. Ele foi lançado em 28 de julho, gratuitamente, para usuários de Android 5.0 ou acima.

9. MIUI-ify 

Foto: Google Play

O MIUI-ify é uma proposta para fazer a barra de tarefas ficar mais acessível no seu smartphone. O programa modifica o local de suas notificações e acesso a barra de status, jogando-a para a parte inferior e não superior como acontece no Android normalmente.

A mudança aparece no sitema operacional da Xiaomi, o MIUI, por isso o nome do programa. Pode parecer uma mudança boba, mas isso facilita o acesso a notificações, principalmente se você é daqueles que gosta de checar uma mensagens sem entrar no app do WhatsApp. por exemplo.

O app é gratuito e chegou à loja da Google em 18 de julho. Ele pede Android 5.0 ou acima para funcionar.

10. Pular uma Cabeça - Gumball

Sim, eu sei. Esqueça este nome que se trata de uma tradução automatizada do game, originalmente chamado de Kickahead. O game traz o personagem do Cartoon Network, Gumball, em um jogo de rolagem lateral. Ele leva esse nome exatamente porque é preciso bater na cabeça de tudo que está embaixo do Gumball.

O grande trunfo, aqui, é que você não precisa esperar o personagem fazer todo o arco de voo dele. Sempre que você toca na tela, Gumball desse com tudo na cabeça de um inimigo e volta para o ar com um pulo. O objetivo é você ir o mais longe possível sem tocar o chão.

O game, apesar do nome, é uma produção oficial do Cartoon Network. Ele chegou gratuitamente para usuários de Android 5.1 ou acima em 6 de julho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.