Os melhores apps Android da semana (14/11/2019)

Por Rafael Arbulu | 14 de Novembro de 2019 às 18h00
Google

Smartphones são ferramentas cada vez mais semelhantes a computadores pessoais: o volume de processamento e reprodução visual estão a par com as maiores plataformas do mercado e, como não poderia deixar de ser, isso também impacta nos games móveis.

Na lista de apps recomendados para o Android desta semana, o Canaltech traz para você um dos jogos mais bonitos e intuitivos já lançados para a plataforma, prometendo elevar sua jogatina de bolso a um nível de divertimento bastante aprofundado. Além disso, também trouxemos recomendações que lhe ajudam no gerenciamento de seu smartphone e até monitoramento de um hábito saudável que, infelizmente, muitos acabam sendo negligentes.

Vamos à lista!

Epic Seven

O destaque da semana fica para Epic Seven, um RPG produzido pelo estúdio sul-coreano Smilegate Megaport. O jogo tem bastante semelhança com boa parte dos títulos do gênero disponíveis na Play Store: um hub central onde você invoca personagens, compra itens e participa de eventos especiais, junto de um modo de campanha com uma história bastante aprofundada e jogabilidade de progressão isométrica e batalhas em turnos.

O destaque fica para a animação: seguindo o estilo visual de um anime, Epic Seven traz animações fluídas, sem engasgos, em alta definição mesmo em smartphones mais modestos. E como o cenário e os personagens são abusivamente coloridos, a experiência visual é algo que agrada bastante já nos primeiros minutos.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Orna: The GPS-RPG

Saindo do “belíssimo” e entrando no “simplíssimo”, Orna é um jogo de combate por turnos com visual totalmente pixelizado, bastante simplificado, aos moldes de clássicos como Gamedev Story. Tem uma progressão simples ao usar o sistema de geolocalização do próprio usuário a fim de encontrar inimigos e iniciar batalhas. Aos poucos, você vai ganhando itens e níveis que aprimoram suas capacidades, com inimigos cada vez mais competentes para entrarem em seu caminho.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Zone Launcher

Um dos inicializadores mais completos para Android, o Zone Launcher vem angariando fãs que se mostraram descontentes com os principais nomes do mercado (como o Buzz Launcher ou o Nova Launcher) ao oferecer uma interface simples, amistosa e customizável sem muita burocracia: basta abrir o app, assegurar as devidas permissões (no caso, acesso ao controle gestual do aparelho e à sobreposição a outros apps) e ajustar os aplicativos mais comuns à sua rotina, para que você estabeleça um controle intuitivo na tela inicial do smartphone sem ter que perder um tempo precioso buscando a aplicação desejada dentro da gaveta padrão do Android.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Clipboard Manager

Quantas vezes você já copiou alguma coisa no smartphone, esqueceu-se de colá-la em algum lugar e acabou, sem lembrar, copiando outra coisa por cima? Frustrante, não é? Bom, com o Clipboard Manager, esse problema parece acabar, já que ele conta com uma interface que lhe permite colar tudo aquilo que foi copiado, em formato de anotação, para que você faça várias anotações e não corra o risco de perder nenhuma.

Você pode pensar que isso é igual ao app de Notas padrão do Android, mas o Clipboard Manager tende a ser mais leve, com apresentação mais atraente e com uma interface mais amigável. Além do mais, nem todo smartphone tem o app de notas instalado, então essa pode ser uma boa pedida para quem vive criando rascunhos de vários assuntos e discussões.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Kwench: Drink Water

Não existe um consenso da comunidade científica sobre qual é o consumo de água recomendável diariamente para o ser humano. Há quem diga que dois litros é o mínimo, há quem pense que apenas alguns copos seguram o dia, enquanto outros dizem que isso é variável conforme o corpo de quem vai beber.

O Kwench é um tipo de alarme que oferece notificações para que você se lembre de ficar hidratado, sendo que seus ajustes o colocam na categoria dos que acham que a quantidade necessária de água é variável. O app pede que você liste alguns detalhes sobre você, como gênero, idade, altura e peso, a fim de estabelecer uma meta mínima de consumo. O único problema é que, apesar de estar no Brasil, todas as medidas do app são listadas em inglês, então não se assuste quando seus 80 quilos de peso acabarem convertidos para, digamos, 176 pounds. Fora esse detalhe, é um app visualmente agradável e com bastante opção de personalização.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.