Os melhores apps Android da semana (07/11/2019)

Por Rafael Arbulu | 07 de Novembro de 2019 às 18h00

“Pandemia” é um termo que a Organização Mundial da Saúde evita usar a todo custo. Afinal, quem quer alarmar a população ao comunicar para o mundo todo uma doença global que, até o momento, não tem cura? Bom, o Canaltech não é a OMS, então na lista de apps desta semana, o destaque vai para um jogo gratuito que coloca você na posição de criador de uma moléstia que impactará todo o planeta.

Além disso, você também pode assumir o papel de chefe de uma equipe de corrida de carros, enquanto amplia a sua produtividade com um software que reúne todas as aplicações de uma famosa suíte de escritório, ou ainda recolhe prêmios e amostras grátis de produtos e, de quebra, pode relatar e acompanhar casos de segurança pública em sua região.

Sem mais delongas, vamos à lista:

Plague Inc.

Começando com o nosso destaque da semana, Plague Inc. é um jogo de estratégia em tempo real onde você é responsável por criar e evoluir uma doença global, determinando o marco zero de sua transmissão, bem como criando resistências a medicações, calor, frio e outros fatores que possam impedir sua “melhoria”. O jogo parece fácil pois, rapidamente, você toma controle do mundo com a sua monstruosidade virulenta, mas você vai perceber que, rapidamente, os países se unem para pesquisar uma cura, e o progresso deles é bem rápido.

O objetivo aqui é, falando de forma direta, matar o mundo antes que os países consigam curá-lo. Plague Inc. está disponível (ao menos por enquanto) de graça e não requer conexão com a internet para jogar, então mesmo se o sinal da sua conexão enfraquecer ou cair, sua jogatina não vai parar.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

F1 Manager

Neste gerenciador de Fórmula 1, você assume o papel de um chefe de equipe de corrida, e deve gerenciar pilotos, carros, pesquisas tecnológicas e aplicar tudo isso em melhorias e inovações para levar seus pilotos ao pódio. Há um grau de realismo aqui, com o uso de nomes reais e localidades já muito conhecidas pelos entusiastas do esporte. Os visuais são bem trabalhados e há um certo realismo que se traduz até mesmo no controle das corridas: é possível pedir que seus pilotos enfiem o pé no acelerador ou adotem um ritmo mais leve e economizem recursos.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Microsoft Office

O Office já existe para o Android há tempos e, dependendo do smartphone que você comprou, é provável que eles já venham pré-instalados no aparelho. O problema: os aplicativos são disponibilizados separadamente.

Não mais: a Microsoft resolveu unir tudo em um único app, adotando a criação de documentos de texto, apresentações e planilhas como “funções”, permitindo o gerenciamento de tudo em um só espaço. A vantagem é que você economiza espaço no armazenamento do seu aparelho (o app do Office é só um pouquinho maior que as aplicações da suíte se baixadas uma a uma), além de contar com diversas opções de compartilhamento em nuvens variadas.

Por ora, a novidade segue em caráter de teste para membros do programa de insiders da Microsoft, mas é possível consultar a disponibilidade na própria página do app.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Teseu

Esse app é um projeto de conclusão de curso que vem sendo bem avaliado. O Teseu utiliza a geolocalização do seu smartphone para coletar informações e relatos de crimes em sua região mais próxima. Além disso, ele também permite que você registre locais favoritos para consultas diretas: imagine estar se dirigindo a uma região com uma fama mais desfavorável em relação à segurança pública e você queira saber, de antemão, o que está acontecendo ou que já tenha acontecido por ali.

Ainda que a navegação seja um pouco dificultosa (ao buscar um lugar novo, por exemplo, você deve navegar com os dedos pelo mapa, ao invés de digitar o nome da região), o app é bem intuitivo e permite também que você relate um problema: se acabou de ser assaltado ou alguém, digamos, bateu sua carteira, basta abrir o app e contar a ação ocorrida.

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Zipz by Mimoo

Você gosta de ganhar coisas? Ou pegar produtos de graça? Então o Zipz pode ser do seu interesse: trata-se de um app agregador de ofertas variadas e descontos que, a princípio, não faz nada muito diferente de outros do tipo. Entretanto, a empresa por trás dele (Samplify) possui diversas parcerias que trazem ofertas bem interessantes.

Além de descontos reais em, por exemplo, combos de grandes cadeias de fast food, o Zipz também reúne ofertas de amostras grátis em lojas mais próximas de você: perto de onde eu resido, por exemplo, há dois hipermercados que comumente colocam esse tipo de item à disposição. Ambos apareceram no app. Para os outros descontos, você pode fazer a reserva e buscar na própria loja, desde que o faça no mesmo dia.

E é melhor correr: ainda que a reserva lhe assegure um item, as ofertas estão sujeitas a cancelamento por falta de estoque. E sabemos bem como todos nós ficamos diante de um dinheiro economizado com comida, certo?

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.