Os melhores apps Android da semana (06/12/2018)

Embora as férias de fim de ano estejam chegando, a Google Play continua de vento em popa com lançamentos a cada semana. Este início de dezembro chega com opções para gerenciamento de arquivos e finanças, VPN, informações sobre seu device, editores de fotos e, como sempre, muitos jogos.

1. File Manager

Foto: Google Play

Se você tem um cartão de memória no seu smartphone, provavelmente já passou pelo pesadelo que é tentar gerenciar para onde cada arquivo vai. A ideia deste File Manager é exatamente ajudar o usuário a escolher onde quer que seus arquivos estejam de forma mais fácil.

Diferente da maioria dos outros apps, ele separa aqui as categorias e informa quanto de lixo há no seu device (por exemplo, separando aqueles vídeos e fotos que chegam pelo WhatsApp). Assim, fica mais fácil de decidir o que você quer ou não guardar no seu smartphone.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Files Manager é gratuito, logo não tem lá muito motivo para não experimentar por uns dias até se acostumar com a interface. Ele é gratuito e pede Android 5.0 ou acima.

2. Melon VPN

Foto: Google Play

O Mleon VPN é um programa que cria redes privadas para garantir a segurança em conexões que podem não ser seguras, como wifi de aeroportos e shoppings. A ideia é que você se conecte sem que outros usuários tenham acesso ao seu device.

Assim, o Melon é um opção gratuita de VPN que não derruba a sua conexão depois de um tempo de utilização. Contudo, como um serviço grátis, vale ficar de olho. Ele não é recomendado para trabalhos muito importantes em VPN, os quais pedem alta segurança.

Isso porque a gratuidade do serviço geralmente significa que ele não tem todas as normas de segurança para algo mais complexo. Contudo, caso você precise de uma VPN para elevar a segurança de redes públicas para usos simples, ou mesmo emular uma localidade fora da sua região, este app é recomendável.

O Melon VPN é gratuito e pede Android 4.1 ou acima.

3. Plants vs Zombies 2 - Free

Um grande jogo chega gratuitamente para smartphones. Plants vs Zombies é uma série já clássica das plataformas mobile. A ideia aqui é que você coloque uma série de plantas que funcionam como armas em seu jardim e defender a casa de hordas de zumbis que tentam invadir tudo.

O jogo de estratégia, desenvolvido e publicado pela Electronic Arts, agora chega de graça na plataforma da Google. É uma aquisição para a biblioteca gratuita do Android e um leve game que roda em grande parte dos smartphones, até mesmo nos modelos de entrada.

O app pede Android 4.1 ou superior para funcionar.

4. Mix Finanças Lite

Foto: Google Play

A promessa de final de ano de muita gente é tentar acertar as contas para o ano que vem. Bom, a dica para isso é este app. O programa oferece aquela continha simples de entrada e saída, para você ficar sabendo se está no vermelho ou não.

Mais que isso, ainda há também toda uma gama de diferentes categorias para dividir seus investimentos e gastos e saber para onde efetivamente está indo seu dinheiro e cortar aqueles desnecessários. Com uma plataforma bem simples, ele se propões a ser um programa leve que não vai ocupar muito nem pedir demais do seu smartphone. Por isso, ele carrega Lite no nome.

Outra característica interessante ressaltada pelos desenvolvedores é que ele não pede informações pessoais do usuário, somente um usuários e senha.

O Mix Finanças Lite custa R$ 1,89 e pede Android 4.1 ou superior.

5. Calculator Pro

Foto: Google Play

Em se falando de que fazer contas, aqui vai um app que pode auxiliar na hora de somar todas suas finanças e resolver outros cálculos. Este programa tem como objetivo oferecer o maior número de ferramentas para quem precisa fazer contas e resolver equações dos mais diversos níveis de dificuldade.

Ele utiliza também o novo pacote de realidade aumentada do Android, permitindo que você consiga escrever uma equação no caderno e tenha a solução simplesmente apontando a câmera do smartphone para o escrito. Ou seja, não há necessidade de copiar toda equação e perder tempo com as contas.

Ainda, ele oferece precisão científica de várias casas decimais e também resolução completa de equações escritas no smartphone. Além disso, ele também tem alguns conversores das unidades mais conhecidas em temperatura, moeda, distância e peso.

O Calculator Pro é gratuito e exige Android 4.1 ou acima.

6. CSR Racing 2

Vamos a mais um game. CSR Racing 2 é a continuação de um dos games de maior sucesso nos tablets e smartphones. Ele foi um dos primeiro a trazerem para dentro de uma plataforma mobile gráficos mais realistas, opções de customização e ajustes, além de boa jogabilidade.

Aqui, o jogador é colocado em corridas de arrancada. Ou seja, nada de curvas, apenas a disputa em quem sabe sair melhor com o carro e passar as marchas no tempo correto. Com isso, a desenvolvedora conseguiu fazer um título mais realista. Esta continuação traz algumas novas ferramentas para o game. Uma delas é a de entrar em um veículo usando realidade virtual e aumentada. Ou seja, é possível ir até o quintal de casa e passear por um carro na tela do smartphone.

Outra novidade interessante são os carros antigos que você pode restaurar dentro do jogo e correr com eles.

O CSR Racing 2 é gratuito e pede Android 4.4 ou acima.

7. Totsie

Foto: Google Play

O Totsie é basicamente um editor de fotos, contudo, ele não é qualquer editor. O foco dele é ajudar pais e mães que querem dar um tapa das imagens de seus bebês. Assim, ele oferece algumas ferramentas básicas de edição, como ajuste de cor, recorte de imagens e outras funções.

Entretanto, a parte em que ele brilha mesmo é nos templates. O programa oferece uma série de ideias interessantes e divertidas para colocar o seu pequeno nas mais variadas situações, permitindo até a criação de cartões. Aliás, o tema natalino está no pacote para você enviar uma foto do seu pequenucho para amigos.

Em se tratando de um app de fotos de bebês, vale sempre lembrar que é muito importante ter bastante cuidado nas imagens que compartilha de seu filho ou filha, principalmente em posições que os exponha ou identifique creche e local onde mora.

O Totsie é um app com 7 dias de avaliação gratuita e depois ocorre em cobrança. Ainda, ele pede Android 5.0 ou acima.

8. RunPlan

Foto: Google Play

Se você é uma daquelas pessoas que acorda bem cedinho para correr, pode querer um programa para organizar e monitorar seus treinos. A proposta do RunPlan é exatamente ajuda no planejamento de corridas. Assim, ele ajuda e oferece dicas e sugestões de quantas vezes e como correr cada semana com o objetivo de atingir determinadas metas, como superar 5 ou 10 quilômetros, por exemplo.

Junto disso, ele também monitora o treino, mostrando o caminho, informando variações de velocidade e altitude e informando as médias percorridas a cada quilômetro.

O programa é pago, com o custo único de R$ 3,59 e pede Android 5.0 ou superior.

9. Carregamento rápido

Foto: Google Play

Antes de falar deste programa, aqui vai um aviso. O app não oferece sistema de fast charge para aparelhos que não têm a tecnologia. Isso é uma questão de hardware, ou seja, não é um programa que vai conseguir modificar a velocidade de carregamento do seu device.

Então, o que este app faz? Bom, ele oferece uma série de informações sobre o seu dispositivo, a maioria delas relacionada à bateria do aparelho. Assim, você fica por dentro da saúde da peça, quanto ainda falta para carregar e quanto tempo ainda é necessário para a completude da carga.

Com tais informações, o app também consegue otimizar o uso da bateria, apresentar temperatura e retirar programas e arquivos que possam danificar a vida útil da peça. Desta forma, ele consegue levemente fazer com que seu device tenha um aproveitamento melhor na hora de carregar a baterias, não tão rápido quanto o fast charge. Ou seja, é um programa interessante para conhecer mais sobre o seu device e como ele se carrega.

O app é gratuito e exige Android acima do 4.0.

10. Shadow of Death

Este é um joguinho simples, com uma arte que impressiona. O game é um título de ação com pancadaria em 2D lateral. Ou seja, você controla um personagem que precisa vencer os inimigos caminhando pela tela lateralmente.

O interessante dele é que une personagens bem simples, com poucos detalhes, mas com uma estética interessante e bem feita. Assim, o game consegue se manter leve, mas ainda chamativo aos olhos. Você controla três tipo de personagens diferentes que têm cada um a sua especialidade. Um mais porradeiros, outro mais resistente e o terceiro com ataques de magia à distância.

O jogador precisa passar fases que são bons desafios com grandes hordas de inimigos, em um game que vai exigir certa destreza do usuário.

O Shadow of Death é gratuito e pede Android acima do 4.1 para funcionar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.