Os melhores apps Android da semana (05/09/2018)

Por Wagner Wakka | 05 de Outubro de 2018 às 17h35

Começo de outubro, nas vésperas das eleições, a nossa lista chega com programas que vão ajudar no pleito, mas também dar aquela relaxada neste momento de tensão. O Google Play também ganhou novos programas para ajudar a economizar e navegar na internet.

1.  Banca da Mônica

Foto: Divulgação/Google Play

Vamos começar relaxando. Se você é daqueles que adoram ler os quadrinhos da Turma da Mônica, saiba que agora a dentucinha tem a seu próprio programa de assinaturas no melhor estilo Netflix.

O app chamado Banca da Mônica oferece toda a biblioteca de conteúdos da Maurício de Sousa Produções, mesmo da Turma da Mônica Jovem e outras produções. A diferença aqui, contudo, é que você não assina somente uma vez para ter acesso a todos os selos da empresa.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Ou seja, para cada versão das HQs, há uma assinatura diferente, com valores também diferentes.

O programa está disponível para smartphones e tablets Android 4.0 ou superior e pode ser testado durante um mês de graça.

2. Adobe Photoshop Express

Foto: Divulgação/Google Play

Dentre os editores de imagem, claro que o Photoshop é um dos mais conhecidos e aclamados. Por conta disso, a Adobe resolveu disponibilizar para smartphones, tablets e Chromebooks uma versão Express gratuita da ferramenta.

A ideia é que você consiga fazer pequenos ajustes na imagem, como mudança de luz, ajuste de cor e corte de um tamanho da imagem de forma rápida e leve. Se o Photoshop CC (versão mais recente do programa) é muito pesado para aparelhos mais simples, o Express pode ser a ferramenta que dá conta do recado, sem comer tanto da memória do seu dispositivo.

Ainda, a vantagem é que ele é gratuito, diferente da versão que pede assinaturas no computador. O app exige Android 4.4 ou superior.

3. Magic: The Gathering - Puzzle Quest

Hora de joguinho. Lembra do famoso jogo de cartas Magic: The Gathering? Pois bem, saiba que existe uma versão para smartphones. O Puzzle Quest reúne uma experiência RPG com comandos de cartas, tal qual a versão original.

Assim, o jogador segue por um universo de histórias e narrativas, mas batalha e comanda seu personagem montando decks com as mesmas regras das cartas.

A parte bacana é que este jogo foi desenvolvido por um grupo brasileiro da Oktagon, estúdio do Paraná. Se você gosta do tema, vale lembrar que eles estarão na Brasil Game Show, feira que acontece entre 10 a 14 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo. A empresa vai organizar um torneio da versão digital do Magic, com premiações.

Magic: The Gathering - Puzzle Quest é gratuito na Google Play e pede versão 4.1 ou acima do Android.

4. WiseCash

Fazer o controle financeiro pode não ser simples para algumas pessoas. A ideia deste app é tirar todas as coisas que podem confundir na hora de entender quanto entrou e quanto saiu do seu bolso.

Com uma cara bem clean, ele já oferece algumas facilidades como um resumo dos gastos e ganhos na tela inicial, gráficos que podem ser separados por tipo de consumo e tempo, além de cadastro de metas.

E já que você está pensando em economizar instalando este app, saiba que ele é gratuito. O programa pede Android 4.0 ou acima.

5. e-título

Hora de falar de assunto sério: eleições. Quem vai votar no domingo e não quer ficar levando documentos com foto para a urna, podem optar pelo e-título. O app criado pelo próprio Superior Tribunal Eleitoral (STE) já tem foto e registro dos dados como local, número do documento e seção eleitoral.

A versão digital de fato pode ser substituída por qualquer documento com foto somente se o usuário tiver efetuado a biometria. Caso contrário, é preciso levar também outro documento com foto como RG e CNH.

O app é gratuito e pede aparelhos com Android 4.4 ou superior

6. Amazing Browser

Foto: Divulgação/Google Play

Embora Chrome, Safari, Opera e Firefox sejam dos mais conhecidos navegadores para smartphones, sempre vale ficar de olho em novos produtos do mercado. O Amazing Browser é uma opção voltada a ser menor e mais rápida.

A ideia é ser simples, sem muitas extensões, visando apenas pequenas consultas pelo smartphone.

O Amazing Browser é gratuito para aparelhos com Android acima do 4.0.

7. Lite Browser

Foto: Divulgação/Google Play

No mesmo caminho, outra opção é o Lite Browser. Só pelo nome, vale perceber que a ideia é que ele seja mais leve que os demais. Ele ainda é otimizado para dispositivos com baixa conexão, oferecendo uma série de ferramentas para ajudar a economizar no plano de dados.

O programa também oferece algumas opções de segurança como exclusão de rastreamento já por padrão.

O Lite Browser está disponível na Google Play para aparelhos com Android 4.0.3 ou acima.

8. Boletim na mão

Foto: Divulgação/Google Play

Um dos assuntos mais levantados durante as campanhas eleitorais de 2018 é a segurança do processo eleitoral. Para garantir que os votos contabilizados sejam mesmo coerentes com o que os eleitores colocaram na urna, algumas pessoas começaram a desenvolver técnicas de checagem dos votos.

Uma delas é você documentar o Boletim da Urna. Este documento é a contagem de votos (sem identificar quais eleitores votaram em quais candidatos) em uma determinada urna. Ao final da votação, o aparelho solta três vias deste documento as quais são assinadas pelo chefe de seção.

A ideia do app é permitir que o usuário possa ler o QG Code embutido neste canhoto e, assim, registrar a contagem de votos para aquela sessão. Um dos papéis é disponibilizado na porta das seções para conferência pública, o qual poderá ser escaneado pelo usuário.

Este app é oficial do STE e disponibilizado gratuitamente na Google Play. É preciso Android 4.1 ou superior.

9. Big Big Baller

Este é um game com uma pegada muito semelhante a Katamari Damacy. Aqui, é preciso controlar uma bola e passar por cima de tudo que você vê na frente, formando a maior bola possível na fase.

Embora a ideia não seja a mais original, o modo como o jogo mescla opções de controle em tela, além do acelerômetro.

O jogo é gratuito na Google Play para aparelhos com Android acima de 4.0.

10. Piano Crush

Foto: Divulgação/Google Play

Uma das modas mais recentes da tecnologia é gameficar o aprendizado. A ideia do Piano Cursh é exatamente fazer com que alguém aprenda algumas técnicas e teorias musicais de piano apenas tocando na tela do aparelho.

O jogo também oferece alguns exercícios e propostas para que você repita em casa em um piano físico de verdade.

O Piano Crush é gratuito para usuários com Android 4.4 ou acima.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.