Os 10 melhores apps Android da semana

Por Luciana Zaramela

Para o bem de todos e felicidade geral dos leitores do Canaltech, dizemos ao povo que VOLTAMOS! Depois de um breve hiato, a lista semanal com os melhores aplicativos para seu smartphone ou tablet Android está de volta. E desta vez caprichamos na seleção. Prepare seu dispositivo, arranje um espaço e bom proveito!

#1. Sisu

É, caros amigos, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi prorrogado, e se você está aproveitando o tempo extra para se preparar melhor, aproveite que o app é gratuito. Com o novo aplicativo oferecido pelo MEC, você pode acompanhar sua inscrição, ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e, claro, a lista de aprovados. Lembrando que as inscrições para a primeira edição do Sisu terminam às 23h59 deste domingo (29). São mais de 238 mil vagas no ensino superior, em 131 instituições públicas.

Pelo aplicativo, você também tem acesso a suas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pode adicionar lembretes na sua agenda e acompanhar todas as datas, desde a inscrição até a convocação da lista de espera. O aplicativo também dá a quantidade de vagas para ampla concorrência e detalhes completos sobre os cursos. Sempre que uma novidade ocorrer, o aplicativo trata de enviar uma notificação para você. O app é uma ótima fonte de consulta de informações oficiais sobre o programa, mas lembre-se: a inscrição é realizada oficialmente pelo site oficial do MEC.

#2. Tiny Scanner, um scanner de bolso

Precisando escanear documentos com mais praticidade? O Tiny Scanner transforma seu smartphone ou tablet em um scanner de bolso e ainda deixa você digitalizar qualquer documento em papel. Seja um capítulo de livro, um relatório da empresa, um artigo, uma página de revista ou um recibo, o app usa a tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres, na sigla em inglês) para criar uma cópia digital do conteúdo e salvar na galeria de fotos do seu dispositivo.

Escaneie documentos em preto e branco ou em cores, salve páginas em PDF, edite o tamanho das páginas, proteja os documentos com senha, marque o texto, envie por e-mail ou compartilhe na web.

Veja como funciona (legendas disponíveis):

#3. Infocar — Veículo, multa e CNH

Se você tem um carro ou uma moto e está preocupado com suas obrigações no trânsito, o Infocar pode te ajudar. O aplicativo facilita a consulta e a visualização dos dados de veículo e de CNH, mas, por enquanto, funciona somente em alguns estados brasileiros:

  • SC - Santa Catarina;
  • RN - Rio Grande do Norte;
  • RS - Rio Grande do Sul;
  • MT - Mato Grosso;
  • SP - São Paulo;
  • PR - Paraná;
  • MG - Minas Gerais;
  • RJ - Rio de Janeiro (CNH).

Atualmente, os desenvolvedores estão ampliando a base de dados para os demais estados e devem lançar novidades em uma próxima atualização. No aplicativo você realiza consulta da situação do veículo, verifica dados do proprietário e do veículo, recebe informações de licenciamento, débitos, multas e infrações (com histórico), consulta processos e preços médios de veículos (tabela FIPE) e muito mais.

#4. Vagas de empregos

Apps de vagas de empregos estão sempre em alta, mas o InfoJobs, especialmente, está nos top 5 da categoria nesta semana. Ele lista vagas em todo o Brasil e permite que você cadastre seu currículo para se candidatar a um novo trabalho.

Se você ainda não tem o currículo cadastrado no site, pode se candidatar a várias vagas de emprego através do aplicativo e completar grátis o currículo pela web quando quiser. Assim que ficar pronto, o CV será enviado às empresas automaticamente.

#5. A Voz da Zueira

O brasileiro é conhecido por trollar qualquer pessoa, em qualquer situação, na internet. E o aplicativo The Zueira's Voice é um excelente aliado para você que curte tirar onda com seus amigos e fazer coisas aleatórias e engraçadas enquanto passa o tempo.

Com o app, você digita um texto e coloca a voz do Google Tradutor para narrar a frase para você. Depois, você pode anexar o arquivo em um vídeo ou enviar para seus amigos. Não há limites de caracteres. O app usa servidores próprios para armazenar os arquivos gerados e sempre traz vozes novas para você escolher a cada update.

#6. Flightradar24

Quer transformar seu smartphone em um radar de tráfego aéreo? Essa é a função deste app, que escaneia rotas em tempo real de aviões no mundo inteiro e traz todas as informações para a palma da sua mão. Se você está acompanhando o trajeto de um amigo e quer saber se ele chegou bem ao seu destino, o Flightradar24 é uma excelente ferramenta.

O radar também conta com funções para filtros fáceis por companhia aérea, voo ou itinerário. Também é possível receber informações de altitude, velocidade, rota, embarques, desembarques e atrasos. Dá até para ver o avião se mover em tempo real sobre um mapa detalhado e descobrir a rota das aeronaves que estão passando no momento pelo céu de sua cidade. Tudo isso, claro, tem um preço: US$ 3,99. Mas o app tem também uma versão mais simples e gratuita, caso você prefira.

#7. Textgram — escreva em suas fotos com muito mais estilo

Hoje em dia, aplicativos como WhatsApp e SnapChat já nos permitem escrever por cima de nossas fotos, mas ainda há aqueles que fazem todo o serviço com mais variedade e opções de fontes. É o caso do Textgram, que te deixa escolher vários tipos de efeitos para os textos que você quer escrever sobre imagens.

O app é sensacional para quem gerencia páginas no Instagram ou no Facebook, já que tem uma pegada bem bacana de modelos de texto, ótimos para publicidade.

#8. FlipaClip, para você animar seus próprios desenhos

Este aplicativo faz até marmanjo chorar de nostalgia! Lembra daqueles desenhos que você ou seus amigos faziam na beira do livro, para passar as folhas rapidamente e dar a impressão de que o desenho era animado? O FlipaClip faz isso, só que no seu celular.

É só você começar desenhando, quadro por quadro, algo que deseja animar. Você depois usa as ferramentas do app para dar vida à sua obra e deixa a criatividade rolar. Gerencie quadro a quadro, faça vídeos de animação, use uma caneta stylus ou a ponta do dedo e compartilhe o resultado nas redes sociais. Veja como fica o resultado:

#9. Bully

Senhoras e senhores, eis aqui um dos jogos mais divertidos de todos os tempos. Um clássico da Rockstar Games totalmente adaptado para seu Android, que conseguiu trazer a jogabilidade e a experiência fluida do polêmico título dos anos 2000 para dispositivos móveis.

O jogo traz as aventuras de Jeremy Hopkins, um menino malcriado que foi matriculado em uma escola rígida, Bullworth, em período integral. O jovem encrenqueiro não tem o menor dos bons modos e bate nos colegas, beija as garotas (ou garotos), apronta armadilhas, rouba os armários dos alunos, enfrenta os professores e até foge da escola pedalando sua bike para arrumar confusão na cidade. Se você já jogou Bully, sabe do que estamos falando. Senão, faça o download (R$ 24,99 muito bem empregados) e divirta-se!

#10. Pokémon Duel

Pikachu está de volta! Depois do sucesso de Pokémon GO, a Niantic aposta agora em Pokémon Duel, um jogo com uma pegada diferente do primeiro, mas que traz os monstrinhos para batalhar em uma nova aventura — bem estatégica, por assim dizer.

Cada jogador terá uma equipe de seis Pokémon e irá movê-los pelo ambiente, que é um campo repleto de espaços onde as criaturas podem atacar e bloquear exércitos inimigos. O primeiro a atravessar o campo do inimigo vence a partida.

Em vez de criaturas animadas, aqui os monstrinhos foram concebidos como bonecos estilo amiibo, como se fossem as peças de um jogo de xadrez. Cada um tem suas habilidades exclusivas e pode desempenhar um número determinado de funções a cada jogada.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.