Os 10 melhores aplicativos Android da semana - 21/05

Por Muni Perez

Esta semana destacamos os novos aplicativos do Google - Spaces, Allo e Duo, todos voltados para a comunicação entre os usuários. Temos também o Google Opinion Rewards, que, ao responder perguntas, você ganha créditos para usar na Play Store. Ainda, duas ótimas dicas para suas viagens no feriado e nas férias de julho, jogos e muito mais. Confira!

1. Google Spaces

Google Spaces

O Google Spaces é um novo aplicativo da gigante das buscas que engloba YouTube, pesquisa e o navegador Chrome em um único lugar. Aqui, o foco é a comunicação em grupos para assuntos específicos, então, quando você quiser discutir algo com seus amigos, basta criar um "espaço" para conversar, interagir e compartilhar vídeos e links. Em outras palavras, é o mesmo que um grupo do WhatsApp, mas resta saber se usuários vão, de fato, trocar os grupos do WhatsApp por espaços no Spaces.

Faça download na Play Store

2 e 3. Twitter e Periscope

Twitter e Periscope

Apesar de pertencer ao Twitter, o Periscope tem sido um serviço bastante independente da rede social, e o próprio Twitter também não possui uma conexão direta com o Periscope. Em uma atualização recente, porém, isso está mudando, e agora o app do Twitter para Android ganhou a opção de transmitir pelo Periscope como um dos itens de mídia. Isso significa que, ao escrever um tweet e selecionar uma mídia, você verá a opção para iniciar uma transmissão ao vivo. O recurso ainda está sendo liberado de forma gradual, então pode demorar um pouco até você poder utilizá-lo, então, é importante sempre ter o app do Twitter atualizado para poder usufruir da novidade.

Faça download na Play Store

4. Google Opinion Rewards

Google Opinion Rewards

Se você gosta de comprar aplicativos e upgrades para jogos na Play Store, vai amar o Google Opinion Rewards. Este é um app do próprio Google que te paga para responder a perguntas dando a sua opinião. Toda vez que houver uma pesquisa disponível, você receberá uma notificação e, ao conclui-la (leva menos de 1 minuto), você receberá créditos para serem utilizados na Play Store. Você recebe, em média, R$ 1 por pesquisa e elas não aparecem com tanta frequência, mas, após um certo período, você consegue um saldo para fazer boas economias em compras na Play Store.

Faça download na Play Store

5. Clickbus

Com o feriadão chegando, nada melhor do que viajar, e, na maioria dos casos, o ônibus é a opção mais conveniente e barata. O Clickbus é uma plataforma de venda de passagens de ônibus no estilo Submarino Viagens, Decolar.com ou Expedia, e basta você colocar a origem, destino e datas para que o app te mostre quais empresas e horários fazem a rota. O melhor é que você pode comprar a passagem diretamente pelo aplicativo utilizando cartão de crédito, e não precisa enfrentar filas na rodoviária para fazer a retirada do bilhete.

Faça download na Play Store

6. Hopper

Seguindo a onda do Clickbus, com as férias escolares do meio de ano se aproximando, muita gente quer fazer uma viagem mais longa, que deve ser feita de avião. Os preços das passagens aéreas variam muito em relação ao tempo em que você compra, e acompanhar sites de viagens com frequência é uma maneira de conseguir bons preços. Porém, não há como adivinhar quando os preços vão aumentar ou diminuir, e, para isso, nossa dica é o Hopper, um aplicativo muito bacana que utiliza uma enorme quantidade de dados históricos e atuais de preços de passagens para prever quando os preços estarão mais baixos, bem como as tendências de subir ou descer. Basta selecionar origem, destino e datas que o app passa a monitorar a rota e, toda vez que houver alguma mudança, seja aumento ou queda de preço, ele te envia uma notificação e recomenda as melhores épocas para comprar.

Faça download na Play Store

7. Google Allo

Google Allo

Esta semana o Google fez diversos anúncios interessantes em sua conferência anual de desenvolvedores, o Google I/O 2016. Entre as novidades estavam dois aplicativos voltados para a comunicação entre os usuários. O primeiro é o Google Allo, um app mensagens instantâneas com um componente inteligente, que participa das conversas em grupo e pode te ajudar em algumas tarefas, como encontrar hotéis e restaurantes quando se está planejando uma viagem. O app ainda não está disponível para download, mas já é possível efetuar a pré-inscrição na própria Play Store e, quando o aplicativo for lançado de fato, você receberá uma notificação no smartphone.

Faça download na Play Store

8. Google Duo

Assim como o Allo, o Duo também foi anunciado esta semana e trata-se de um aplicativo para chamadas por vídeo. De maneira geral, ele é bem similar ao que já temos no mercado, como Skype, Messenger e Hangouts. Porém, o Google preparou alguns truques que deixa o app bem interessante. Primeiro, ao receber uma chamada, você verá o vídeo de quem está ligando antes mesmo de atender (ou rejeitar). Segundo, a qualidade da transmissão será ajustada rapidamente e de forma mais eficiente dependendo da velocidade da internet, o que ajudará a ter uma ligação sempre fluida. O Duo também ainda não está disponível para download mas você pode inscrever-se e receber uma notificação assim que o aplicativo for liberado.

Faça download na Play Store

9. Mekorama

Mekorama é um novo game que, lançado há apenas alguns dias, já atingiu o topo das listas tanto da Play Store quanto da App Store. Do tipo puzzle e com belíssimos gráficos, ele pode ser considerado uma imitação do Monument Valley, um dos games para smartphones mais aclamados dos últimos tempos, mas isso não tira o seu mérito. Bastante divertido, nele você controla um robozinho e deve guia-lo através das fases até a saída de cada uma. Para isso, basta tocar no local para enviar o robô até lá, deslizar com o dedo para rotacionar a tela e tocar e arrastar em elementos para interagir com ele.

Faça download na Play Store

10. Ultimate Briefcase

Este é um game casual do tipo arcade, com visual retrô e ótimo para passar o tempo. Nele, você controla um personagem com uma maleta e deve andar para um lado e para o outro para escapar das inúmeras bombas que caem do céu. Algumas bombas, quando explodem, deixam moedas e bolhas azuis, que, ao serem coletadas, permitem utilizar a maleta como proteção por alguns segundos. Vale mencionar que o game é bem difícil, seguindo a filosofia "easy to learn, hard to master", ou fácil de aprender, mas difícil de dominar.

Faça download na Play Store

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.