Opera lança serviço de VPN gratuito para Android

Por Redação | 23.08.2016 às 11:58

Depois de lançar seu serviço de VPN para desktops, o Opera resolveu investir nas plataformas móveis. A empresa já anunciou o lançamento de um aplicativo VPN dedicado para iOS e agora passa a disponibilizar o serviço para aparelhos equipados com Android. Atualmente, existem diversos serviços de VPN disponíveis para usuários do sistema operacional do Google, mas o Opera quer se diferenciar por oferecer acesso gratuito e ilimitado.

Seu serviço de VPN é sustentado pela SurfEasy, que foi adquirida no início do ano passado pela empresa norueguesa, e oferece uma maneira rápida de mascarar a localização, acessar conteúdo bloqueado por geolocalização e bloquear cookies de rastreamento para anúncios.

O aplicativo conta com anúncios, o que indica que o Opera irá compartilhar dados anônimos sobre seus hábitos de uso móvel com terceiros. "Esta informação é disponibilizada a terceiros que estão interessados em compreender melhor o ecossistema móvel e como ele está evoluindo. É importante compreender que isso não é a respeito de dados sobre o que os usuários fazem em seu telefone, mas é sobre como um grande grupo de pessoas usam seus telefones", disse a empresa em comunicado.

Opera VPN

O serviço é bastante simples de ser usado. É possível se conectar através de servidores próximos ou selecionar regiões específicas como Canadá, Alemanha, Holanda, Singapura ou Estados Unidos. Há também um recurso que registra detalhes de todas as ameaças que a VPN bloqueou.

Os interessados em baixar o aplicativo em seus dispositivos Android podem fazer isso através da Google Play.

Via Android Central, SurfEasy