Número de aparelhos com o Nougat tem aumento considerável neste mês

Por Redação | 07.07.2017 às 15:45

O Google acaba de divulgar diversos dados a respeito do número da adoção das versões do sistema Android no mundo. E, como era de se esperar, a quantidade de aparelhos que estão utilizando o Nougat, sistema móvel mais recente da companhia, aumentou consideravelmente nos últimos meses, impulsionada, em grande parte, pela disponibilização da atualização por parte de diversas empresas famosas do mercado de smartphones.

Levando em consideração os números de aparelhos com as versões 7.0 e 7.1.1 do Android, a base de usuários que aderiram às últimas versões do sistema apresentou um ligeiro aumento de 2% neste mês, sendo um pouco inferior aos resultados de junho, com 2,4% de crescimento.

Os dados também revelaram que o Nougat está rodando em 11,5% dos dispositivos no mundo todo. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, o Marshmallow alcançou a marca de adoção global de 13,3% dos aparelhos Android, apresentando resultado superior em relação ao seu sucessor.

Entretanto, se considerarmos os primeiros meses de 2017, o Nougat conquistou números superiores de adoção em relação ao Marshmallow, no início de 2016.

Marshmallow ainda na liderança

De qualquer forma, o Marshmallow ainda lidera o ranking de versão de sistema Android mais utilizada nos smartphones, sob a porcentagem de 31,8%, seguido do Lollipop, com 31,1% da fatia.

A boa notícia é que os sistemas KitKat (4.4) e o Gingerbread (2.3.3 até 2.3.7) apresentaram relativa queda neste mês, mostrando que os usuários estão, cada vez mais, aderindo às atualizações do sistema operacional.

É importante lembrar que os dados divulgados pelo Google são coletados a partir dos acessos dos smartphones ao Google Play, ou seja, a pesquisa não considera aparelhos que estejam abaixo da versão 2.3.3, que é o requisito mínimo para acessar o serviço de distribuição de apps da gigante das buscas, e nem aparelhos móveis que não possuam o aplicativo da loja instalado.

Via: Android Developers