Novo bug dá acesso irrestrito a aparelhos e afeta 94% dos smartphones Android

Por Redação | 29.06.2015 às 11:15

A empresa especializada em segurança digital Trend Micro emitiu um alerta sobre um novo bug que está afetando praticamente todos os smartphones equipados com Android. A falha é considerada grave e, segundo a companhia, afeta 94% do total de smartphones com o sistema do Google.

Ainda de acordo com a empresa de segurança, a falha ocorre por causa de um componente de debug do Android e sua exploração é extremamente fácil. Basta que uma pasta ELF (Executable and Linkable Format) seja criada com informações específicas para que o debugger apresente problemas e dê acesso ao conteúdo da memória do aparelho a indivíduos maliciosos.

A partir daí os cibercriminosos podem explorar o Android inserindo um código arbitrário para tomar conta do sistema e ter pleno controle de todo o aparelho. A falha existente está presente desde a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) até a atual versão 5.0 (Lollipop). Afetando as principais versões do sistema, o bug atinge um vasto número de usuários. O Google deverá resolver o problema com uma atualização de segurança no Android M, eliminando de vez o problema.

Vale lembrar que as versões 4.0 e posteriores representam 94,1% dos dispositivos Android que estão nas mãos dos utilizadores. Este número é bastante surpreendente se analisarmos que o Google lançou diversas versões para identificar o problema e corrigi-lo.

De acordo com os números da gigante das buscas, a versão mais utilizada do Android, com 39,2%, é a 4.4 (KitKat). Em seguida aparece a JellyBean, com 37,4%. A versão mais recente no mercado, o Lollipop, aparece em 12,4% dos dispositivos no mercado.

Fonte: Pplware

Fonte: http://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/novo-bug-do-android-afecta-a-quase-todo-os-smartphones/