Novo app do Google melhora significativamente fotos tiradas durante a noite

Por Redação | 27 de Abril de 2017 às 19h45
photo_camera Florian Kainz

O Google está testando um aplicativo capaz de clarear fotos tiradas durante a noite, melhorando de forma significativa o resultado final. Apesar de os smartphones atuais terem praticamente vencido o duelo contra as câmeras compactas convencionais, eles ainda sofrem bastante quando o assunto são as fotos noturnas, mas isso pode mudar em breve graças à novidade da gigante da web.

Desenvolvido por Florian Kainz, o aplicativo dá ao usuário maior controle sobre os aspectos técnicos da fotografia. Assim, é possível definir de forma mais precisa foco, exposição, e ISO, garantindo maior entrada de luz nas lentes e, consequentemente, um resultando em fotos mais nítidas — como é possível notar nas imagens abaixo.

Imagem feita com um Nexus 6P e aprimorada com o app. (Foto: Reprodução/Florian Kainz)

O segredo na "explosão"

Mesmo com todos os detalhes técnicos deixados nas mãos do usuário, há ainda um segredo especial que torna a novidade criada por Kainz uma possível tendência no futuro. Ela consiste em uma “explosão” de fotos — mais precisamente, quando o usuário pressiona o obturador do celular, ele faz nada menos do que 64 registros da mesma pose.

Foto noturna feita com um Google Pixel. (Foto: Reprodução/Florian Kainz)

Depois, um algoritmo junta tudo em uma só imagem, removendo ruídos e deixando tudo mais limpo. Com isso, não apenas a foto fica mais nítida por causa da luminosidade, mas também pela remoção de possíveis tremidas de mão que por ventura aconteçam na hora de realizar uma captura.

Apesar de tanta inovação, como tudo ainda está em fase experimental, o aplicativo não está liberado para o público. Sem dúvida, ele deve ser incluído futuramente em alguma atualização do Android, algo capaz de se tornar um grande diferencial do sistema do Google em relação ao iOS.

Via The Next Web