Nada de Android Nutella: Google revela nome da nova versão

Por Redação | 30 de Junho de 2016 às 16h33

Chega de mistério, e também de pagar para usar uma marca licenciada. O Google anunciou, na tarde desta quinta-feira (30), o nome de seu novo sistema operacional, e não, não é Nutella, como todos estavam esperando. Abram alas para o Android Nougat, que deve chegar a partir do final deste ano em novos aparelhos e dispositivos compatíveis.

Já disponível há alguns meses em versão Beta, para entusiastas e desenvolvedores, o até então chamado Android N vinha recheado de dúvidas com relação a seu nome oficial. Sabia-se apenas que ele seguiria a tradicional ordem alfabética de doces, mas a ideia de que tivemos uma versão Kit Kat, no passado, levou muita gente a pensar que teríamos algo semelhante desta vez, com a empresa batizando a plataforma a partir do popular creme Nutella, da Ferrero. Essa, inclusive, foi uma das sugestões bastante citadas pelos fãs, já que a gigante permitiu, pela primeira vez, que os próprios usuários sugerissem nomes para a plataforma.

Apesar de esse não ser o caso, o Google acabou optando por manter a relação com os "nuts". O nougat, também conhecido como nugá ou nogado, é um confeito que pode ser feito de mel ou açúcar e acompanha amêndoas, castanhas, pistache ou avelãs, entre outros. Algumas de suas variações trazem também claras em neve, frutas cristalizadas ou até mesmo chocolate. É um doce bastante associado às festividades natalinas na Europa.

Nougat

Nougat, doce que dará nome à próxima versão do Android

Essa noção, inclusive, já está levando muita gente a cogitar que o Android Nougat chegará ao mercado apenas nos últimos dias do ano. De acordo com o Google, o sistema chega neste segundo semestre, mas uma data precisa ainda não foi confirmada. Enquanto isso, os testes continuam, e novas funcionalidades chegam periodicamente para quem roda a versão Beta da plataforma em seus dispositivos.

Entre as novidades do novo Android estão um suporte maior para dispositivos de realidade virtual, um sistema de notificações redesenhado, temas para o teclado e modificações no gerenciamento de diversos aplicativos ao mesmo tempo, além de um modo de divisão de tela dedicado a tablets e smartphones de tela grande.

Fonte: Google