Nova função do Android usa mensagem de voz automatizada para chamar ajuda

Por Rafael Rodrigues da Silva | 01 de Agosto de 2019 às 19h30

Nesta terça-feira (1), o Google anunciou uma nova função do Android que deverá ajudar pessoas em situações de risco: um contato automático com os serviços de emergência.

Ao ligar para o 911 (número de telefone que nos Estados Unidos centraliza todos os serviços de emergência, como polícia, bombeiros e hospitais), o usuário terá a opção de três botões de ocorrências silenciosas (“Medical”, para emergências médicas; “Fire”, para situações de incêndio; e “Police”, para casos de polícia, como assaltos e sequestros).

Acionando o botão desejado, o aparelho enviará para o serviço de resgate uma mensagem de voz automatizada informando o local onde você se encontra e qual é o motivo da emergência. Além da localização GPS (que já é enviada automaticamente quando se efetua uma ligação para o número de resgate), o sistema também envia o “plus code”, que é um tipo de código de endereço resumido que permite aos operadores saberem exatamente qual é a sua localização atual.

A adição dos botões é uma ótima opção para que pessoas que não estão em condições de falar ou de se comunicar por mensagens com o resgate (como, por exemplo, sendo mantidas como reféns ou passando mal a ponto de perder os sentidos), e eles podem ser usados até mesmo por pessoas que não possuam planos de dados, pois essas ligações não necessitam que o usuário possua créditos de ligação ou para acesso à internet no telefone.

De acordo com a Google, essa função não se comunica com os servidores da empresa, e apenas o serviço de resgate terá acesso aos dados disponibilizados pelo pedido de socorro. A empresa revelou que os botões de emergência serão disponibilizados nos próximos meses para os donos de um smartphone Pixel e para alguns outros modelos selecionados de smartphones Android, o que pode ser um indicativo de que essa será uma função exclusiva do Android Q.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.