Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix bloqueia download do app em Androids desbloqueados

Por| 15 de Maio de 2017 às 10h36

Link copiado!

Netflix bloqueia download do app em Androids desbloqueados
Netflix bloqueia download do app em Androids desbloqueados
Tudo sobre Netflix

Má notícia para os usuários de Android que são adeptos do desbloqueio do sistema operacional: a Netflix está bloqueando o download de seu aplicativo em aparelhos que passaram por esse processo. O problema começou na última sexta-feira (12), com uma atualização do software que afeta apenas novas instalações, sem impedir o funcionamento em dispositivos no qual o serviço já está rodando.

A mudança veio sem alerta ou aviso e começou a ser relatada por usuários na própria sexta. Quando a Play Store é acessada por um aparelho “rooteado”, uma mensagem de que o aplicativo é incompatível com o dispositivo é exibida, impedindo o download. A quem se encaixa nesse perfil, resta apenas a instalação por meio de APK, um processo que não é recomendado pela Google.

A Netflix explica que a mudança se deve a uma alteração em seus mecanismos de proteção de conteúdo. A partir de sua nova versão no Android, o serviço passou a utilizar o sistema DRM Widevine, da própria Google. Como aparelhos rooteados perdem a certificação por parte da empresa, eles não podem utilizar essa tecnologia e, sendo assim, tornam-se incompatíveis com a Netflix.

A ideia também traz consigo a noção de que, em algum momento futuro, mesmo os celulares desbloqueados que já contarem com a Netflix instalada podem ser impedidos de acessarem o serviço. A companhia não comentou sobre essa possibilidade, e, pelo menos por enquanto, tudo permanece como está. Não dá para garantir, entretanto, que mudanças não acontecerão em atualizações vindouras.

Continua após a publicidade

O bloqueio tem a ver com uma política bastante restrita da Netflix com relação à proteção de direitos autorais. Foi essa questão que, por exemplo, levou a empresa a demorar para liberar o download de conteúdo para ser visualizado offline, algo que, mesmo hoje, só é possível dentro do próprio ambiente da plataforma.

Fonte: Android Police