Mudança do Google pode tornar o Android mais seguro

Mudança do Google pode tornar o Android mais seguro

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Outubro de 2021 às 09h32

O Google Play Protect é o programa antivírus nativo do Android, atuante principalmente durante downloads de aplicativos de dentro ou de fora da Play Store. O serviço, que até então é parte do conjunto do Google Play Services, aparentemente terá um aplicativo próprio na loja, e pode ter atualizações ainda mais frequentes — e, por consequência, ficaria ainda mais eficiente.

A notícia circulou em grupos do Telegram nessa segunda-feira (18) e, como já era de se esperar, o aplicativo não está disponível para todos. Segundo o site XDA Developers, somente celulares com Android 12 conseguem baixar ou atualizar o app separadamente na Play Store.

O Google Play Protect Services agora é app e pode ser atualizado com mais frequência (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

A página de detalhes do Google Play Protect Service pertence ao Google e ainda tem um pouquíssimas avaliações, reforçando ainda mais que se trata de algo novo na loja. As prévias em capturas de tela também estão ausentes — existem várias imagens em branco no lugar — e a descrição do antivírus tem trechos em português e em inglês.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nenhuma novidade prática, por enquanto

“A segurança começa na camada do aplicativo com a defesa contra malware integrada do Google Play Protect", explica a descrição. "Reforçado com aprendizado de máquina do Google, ele está sempre melhorando e se aprimorando. Todos os dias, o Google Play Protect verifica automaticamente todos os aplicativos em telefones Android e trabalha para evitar a instalação de apps prejudiciais”, prossegue.

Apesar do texto "Sobre este app" não pontuar nada de inovador, a listagem do Play Protect como app é por si só uma novidade interessante. Ao abrir espaço para o serviço na loja, o Google o separa do Play Services tradicional, abrindo caminho para atualizações mais frequentes e que não interferem nem dependem de outros recursos da plataforma.

O Google Play Protect Services já acumula mais de 100 mil downloads, então é provável que a distribuição esteja acontecendo de forma gradativa. Ainda é necessário ter o Play Services ativo para funcionar, então o antivírus não é compatível com celulares com ROMs alternativas totalmente livres do Google.

Contudo, não precisa ficar ansioso para baixar o app logo. Se você tem um dispositivo Android moderno, o Play Protect já protege seus downloads e, além disso, não há nenhuma mudança prática no app exclusivo.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.