Publicidade

Mozilla lança navegador com bloqueador de anúncios para Android

Por| 21 de Junho de 2017 às 12h42

Link copiado!

Mozilla lança navegador com bloqueador de anúncios para Android
Mozilla lança navegador com bloqueador de anúncios para Android
Tudo sobre Mozilla

Depois de uma estadia no iPhone e iPad, o navegador Firefox Focus chega agora também ao Android. A Mozilla anunciou nesta quarta-feira (21) a chegada de seu browser também ao sistema operacional da Google com direito a todas as suas funcionalidades, com destaque principal para um bloqueador de anúncios nativo, que é ativado por padrão.

Além de impedir a exibição de propagandas, o aplicativo também traz um sistema que bloqueia o rastreamento de navegação, impedindo que sites e serviços online tenham acesso a dados como o histórico dos usuários. Esse recurso é usado para entrega de publicidade segmentada, algo banido no app devido ao seu foco na privacidade, proporcionando também um carregamento mais rápido das páginas.

O mesmo também vale para rastreadores sociais e de análise de tráfego, impedindo que informações sobre o dispositivo, localização e outros sejam compartilhadas com os sites. Em sua versão Android, o Firefox Focus chega também com um contador de anúncios bloqueados, para que os usuários tenham noção da quantidade de propaganda que teriam que ver caso navegassem na web pelos meios convencionais.

O Focus também possui opções simples para limpeza de histórico e cookies, além de trazer um sistema de notificações que avisa ao usuário quando o navegador ainda está rodando no segundo plano. A funcionalidade é voltada para os donos de aparelhos mais antigos e com hardware modesto, que podem precisar de processamento adicional para certas aplicações enquanto o navegador ocupa espaço, desnecessariamente, no background.

Continua após a publicidade

A Mozilla também indica a utilização do browser para acesso às redes sociais, justamente por livrar os usuários dos anúncios e rastreamento. Para a organização, trata-se de uma maneira mais simples e rápida de ler artigos e entrar em contato com os amigos, gastando o mínimo possível da banda mobile.

Trazendo funções tradicionais como abas, favoritos e listas de leitura, a Mozilla também deseja ver o Firefox Focus se tornando o navegador padrão para os usuários de Android, com novas funções já em desenvolvimento, mas não reveladas, que serão lançadas por meio de atualizações no futuro.

O lançamento acontece seis meses depois da chegada do Firefox Focus ao iOS. O download é gratuito.

Fonte: Mozilla (Google Play)