Publicidade

Moto G30 recebe Android 12, mas com diversos bugs ainda não resolvidos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2022 às 18h06

Link copiado!

Moto G30 recebe Android 12, mas com diversos bugs ainda não resolvidos
Moto G30 recebe Android 12, mas com diversos bugs ainda não resolvidos

A Motorola finalmente começou a liberar a atualização do Android 12 para os aparelhos Moto G30 no Brasil. O sistema do Google chega com seis meses de atraso e alguns problemas de compatibilidade com esse modelo da empresa.

Usuários relatam problemas na instalação e bugs relacionados ao uso da câmera desde que migraram para a nova versão. O update da Motorola é identificado pela versão de firmware S0RCS32.41-10-9-2 e o arquivo tem 1,09 GB. Além de todos os novos recursos do Android 12, a atualização traz o pacote de correções de segurança de fevereiro de 2022.

Continua após a publicidade

Não é preciso procurar muito no Twitter para ver reclamações de donos de Moto G30. Ao que aparece, a dificuldade é já no momento da migração: o usuário recebe a notificação, mas não consegue iniciar o processo porque tanto o aviso quanto o arquivo baixado simplesmente desaparecem.

Continua após a publicidade

O Android 12 tá horrível no moto g30 que ódio — mly⁷ (@wintaeys) March 21, 2022

Continua após a publicidade

Quem conseguiu instalar reclama de bugs na câmera dos dispositivos. Os problemas vão desde uma suposta falha na abertura do celular, que impede o registro fotográfico, até uma suposta queda na qualidade das fotos. Por ser uma atualização de software, não há mudança no hardware do celular, portanto não deveria existir nenhum impacto nos registros de imagens.

Há também reclamações sobre problemas em conectar no Wi-Fi e mensagens de erros insistentes que impedem o uso. Não está claro qual a causa essas falhas, parece ser fruto de uma falta de otimização da Motorola para os modelos G30.

liberou o android 12 pro moto g30 mas vi mt gente reclamando... vou ficar quietinho no meu android 11 mesmo pic.twitter.com/o5jlBGoRLi — lucas (@lucasgbrl) March 19, 2022
Continua após a publicidade

Android 12 ainda sem correção

O site da Motorola diz que atualização para o Android 12 está disponível aos donos do Moto G30 desde o dia 15 de março, mas pessoas seguem com dificuldade. Até o momento, não houve um posicionamento oficial da companhia sobre os supostos problemas.

A Motorola é uma das últimas grandes empresas a liberar o Android para seus celulares topos de linha. A Samsung já praticamente terminou de entregar, assim como a Xiaomi, LG e outras. O Moto G é uma das linhas de telefones mais populares no mercado brasileiro, por isso receber o update é importante por aqui.

Continua após a publicidade

O que diz a Motorola

Em contato com o Canaltech, a Motorola informou não ter recebido reclamações em seus canais oficiais e indica contatos para que clientes que possivelmente estejam enfrentando dificuldade com a atualização encaminhem suas demandas. Abaixo, segue a nota da fabricante na íntegra:

A Motorola informa que não recebeu no seu call center relatos de consumidores que tiveram problemas com o funcionamento da câmera após o início da atualização do sistema operacional do moto g30. A empresa está monitorando os relatos nas redes sociais e tentará contatar os clientes para analisar detalhadamente os casos e oferecer uma solução definitiva o mais rápido possível.

Em caso de dúvida, a Motorola orienta que os clientes procurem o serviço de Atendimento ao Consumidor pelo WhatsApp 19 98363-0058 ou pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.

Continua após a publicidade

Fonte: GSM Arena