MIUI 13 tem logo e funcionalidades vazadas em vídeo

MIUI 13 tem logo e funcionalidades vazadas em vídeo

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2021 às 16h19
Reprodução/Xiaomiui

A MIUI 13, versão modificada do Android 12 da Xiaomi, teve detalhes vazados em diversos vídeos na internet. A logo do sistema operacional, recursos inéditos, visual aprimorado e outras melhorias foram expostas nos materiais divulgados.

Como dá para notar no conteúdo que circula na web, é possível perceber que o sistema está bastante completo, o que pode indicar um lançamento próximo. O carro-chefe da Xiaomi estava previsto para chegar no terceiro trimestre de 2021, mas até agora não houve nenhum anúncio oficial da companhia chinesa.

Os dados foram vazados pelo site Xiaomiui e, segundo a equipe de lá, tiveram a legitimidade confirmada após uma checagem no aplicativo Serviços e em comentários da própria Xiaomi. A logo, por exemplo, já havia sido vista em telas de inicialização vazadas antes, um provável indício de que os materiais sejam verdadeiros.

Logo do MIUI 13

A nova identidade visual do sistema operacional segue o mesmo design geométrico da versão anterior, com vários ângulos e curvas, porém com enfoque maior em retratar os números. A logo antiga não era tão clara e forçava o usuário a ser bem imaginativo ao entender que o círculo e o triângulo juntos formavam um número dois.

A diferença entre as logos do MIUI 12 e do MIUI 13 (Imagem: Reprodução/Xiaomiui)

As cores foram levemente alteradas para degradês com mudanças mais notáveis, desde o magenta até o laranja-claro no número 1 e do amarelo até o rosa/azul no número 3. Essa maior variação de tonalidades deixou a identidade visual mais chamativa e transmite uma sensação de mais alegria e positividade.

Quando a tela do celular é ligada, é possível visualizar letras chinesas em cima do logotipo que significam "bem-vindo" e ajudam a introduzir o usuário ao novo sistema operacional da companhia.

MIUI 13 recursos

Rolagem de tela infinita

Embora o Android já possua esse recurso há tempos, o MIUI só recebeu a novidade nesta versão 13. A novidade possibilita a rolagem indefinida de tela para a direita, para abarcar mais conteúdos na tela: ao chegar ao final, o sistema retorna para a página inicial.

Para quem usa apenas duas telas, talvez essa adição não faça muita diferença. Os apaixonados por atalhos e widgets, contudo, poderão se aproveitar da novidade para navegar com mais facilidade e retornar para o começo sem precisar voltar página por página.

Barra Lateral

O recurso Video Toolbox chegou MIUI 12 e acabou renomeado para Smart Toolbox no MIUI 12.5 beta. Agora, esse recurso está de volta e continua a oferecer uma experiência de acesso rápido a apps mais usados pelo usuário, parecido com o conceito da Samsung com a linha Edge.

O nome aparentemente foi simplificado para Sidebar (Barra Lateral, em português), mas isso pode mudar até o lançamento oficial.

Widgets menores

Small Widgets é outro recurso que foi inicialmente introduzido no MIUI 12.5 beta e replicado para a versão nova da MIUI 13. A ideia é trazer os famosos utilitários em um tamanho reduzido para ocupar menos espaço na interface do celular.

Para os que reclamam do tamanho dos widgets no Android 12 (cujo tamanho menor é, em geral, 2x2), esses auxiliares menores possibilitam agrupar vários softwares distintos em uma mesma página.

Novidades do MIUI 13

A MIUI 13 manterá o visual aprimorado do antecessor, mas dará seu próprio toque de modernidade com a renovação de ícones padrões, ajustes na área de notificações e um redesenho dos elementos mais presentes na interface. São esperadas também mais animações e opções para personalizar o sistema, como os Super Peris de Parede.

Uma das novidades mais importantes do Android 12 é o Painel de Privacidade, um centro de informações que denuncia o acesso à câmera e localização por aplicativos. O MIUI 13 pode trazer esses recursos com a adição de ferramenta para visualizar permissões concedidas, horário em que elas foram utilizadas e revogar autorizações rapidamente.

A expectativa é que o novo sistema operacional MIUI 13 seja anunciado com a série principal do Xiaomi 12, em 28 de dezembro. Até lá, é possível que novos vazamentos surjam para deleite dos fãs da companhia.

Fonte: Xiaomiui [1] e [2]

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.