Microsoft está exibindo anúncios em menus do Android

Por Felipe Demartini | 10 de Julho de 2019 às 14h46
(Imagem: Reprodução/WalkingCat/Twitter)
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Se você utiliza aplicativos da Microsoft no seu celular com Android, não se surpreenda caso veja pequenas e sutis propagandas de outros produtos da empresa aparecendo durante a utilização. É essa a denúncia que está sendo feita por usuários de sistemas da companhia, que começaram a ver sugestões de download de softwares em menus de contexto e compartilhamento no celular.

De acordo com as informações do site Android Police, as indicações estariam aparecendo principalmente para usuários que instalaram e utilizaram o software Seu Telefone, que serve para sincronizar notificações, mensagens de texto e outros recursos do smartphone com o computador. Em todos os casos, os utilizadores estariam vendo sugestões de download de aplicativos do pacote Office.

A indicação pode até ser útil no caso de documentos de texto, planilhas ou apresentações de slides, mas o que levou muita gente a se incomodar é a sugestão de download do OneDrive durante o compartilhamento de imagens e vídeos. É um comportamento que já havia sido detectado enquanto o app Seu Telefone ainda estava em estágio Beta, ganhando corpo, agora que o software foi liberado a todos.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Microsoft exibe sugestões de download de apps em menus de contexto do Android Q (Imagem: Android Police)

Segundo os usuários reclamantes, essa sugestão estaria aparecendo apenas nos menus do Android Q e ainda não existem informações sobre a presença deles também em versões mais antigas do sistema operacional. A principal reclamação, além da exibição do que vem sendo considerado por alguns como propaganda, é com o fato de não ser possível ocultar essas sugestões uma vez que elas começam a aparecer.

Não se sabe ao certo que tipo de utilização gera a aparição das sugestões, nem se ela é aplicada a todos os modelos conectados com Android Q. A Microsoft não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.