Messenger para Android N cria “mini chat” para facilitar comunicação

Por Redação | 20 de Junho de 2016 às 16h34

Uma pequena novidade deve significar bastante para quem busca mais agilidade na comunicação por meio do Facebook Messenger no Android. Aproveitando-se de uma das funcionalidades da versão N do sistema operacional do Google, a rede social liberou nesta segunda-feira (20), uma atualização que cria “mini chats” na barra de notificações.

Usando o “direct reply”, agora é possível conversar com os contatos diretamente a partir do menu de alertas, sem a necessidade de abrir o aplicativo ou até mesmo desbloquear o celular. Tanto as mensagens recebidas quanto as enviadas mais recentes aparecem na lista, de forma que a utilização seja o mais próximo possível da experiência completa – antes, só era possível ver as que chegavam.

Além disso, mudanças de usabilidade aparecem para tornar as coisas ainda mais fáceis. A notificação não aparece automaticamente assim que é respondida, e a janela de “mini chat” continua aberta e funcionando. É uma boa, por exemplo, para quem precisa de uma informação rápida e está conversando com alguém que também está online no momento, economizando alguns toques na tela.

Anton Yelchin

O botão de resposta também se tornou maior e mais visível, e a notificação, quando permitir esse tipo de interação, permanece na tela por mais tempo do que o usual. A mudança aparece na mais recente versão do Android N em preview de desenvolvedor, v 1.8.527. Entretanto, a novidade parece se tratar de uma alteração em software, e não exclusiva do sistema operacional, o que significa que, quem sabe, possamos vê-la também em versões anteriores da plataforma.

Por enquanto, entretanto, apenas o Messenger aderiu ao sistema de respostas diretas do Android N, e os usuários permanecem na expectativa de que mais softwares de uso cotidiano entrem na mesma onda. Como o Android N ainda se encontra em preview para desenvolvedores, é possível que essa adesão maciça aconteça, porém, apenas depois de sua chegada ao grande público.

Fonte: Android Police

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.