Meerkat finalmente chega ao Android com app beta na Google Play

Por Redação | 04.05.2015 às 09:56

O aplicativo Meerkat, que permite fazer transmissões ao vivo pelo Twitter para qualquer pessoa assistir, acaba de ser liberado para todos os usuários na Google Play em fase beta. Anteriormente disponível apenas para iOS, o app agora abre a possibilidade para muitos milhões de usuários da plataforma do Google utilizarem o serviço.

Lançado no início de março, o Meerkat virou uma febre instantânea na internet. No entanto, a alegria durou pouco porque algumas semanas depois o próprio Twitter lançou um app para transmissões ao vivo, praticamente idêntico ao Meerkat. O Periscope ganhou popularidade rapidamente e agora a empresa luta para se manter relevante, mesmo com a concorrência direta do gigante Twitter.

Meerkat Android

Meerkat Android

Meerkat Android

O lançamento da versão para Android deve beneficiar o Meerkat, já que o Twitter ainda não deu uma data para a chegada do Periscope no sistema do robô. Até por isso, parece que a equipe está correndo contra o tempo, já que a liberação na Play Store acontece apenas 2 semanas após um programa de testes fechado ter sido iniciado. Resta saber se quando o Twitter lançar seu app na Play Store, o mesmo ocorrido com o iOS vai se repetir, com o Meerkat caindo para segundo lugar.

O funcionamento de ambos os aplicativos é bastante simples: você inicia uma transmissão e o link para ela é postado na sua conta do Twitter para que qualquer pessoa possa acompanhá-la. À partir das transmissões, é possível comentar e interagir com quem está filmando. Também há como ver as transmissões, os usuários mais populares, segui-los e ser avisado quando uma nova transmissão começar a acontecer.

A diferença básica entre eles, além do fato do Periscope ser do próprio Twitter, é que o Meerkat não permite salvar vídeos para assistir posteriormente. Se por um lado essa abordagem do Meerkat “à lá Snapchat” supostamente atrairia o público, parece que o pessoal prefere mais o Periscope.

Você pode fazer o download e experimentar o Meerkat clicando neste link.

Fonte: Google Play