Malwares quase impossíveis de remover estão infectando aparelhos Android

Por Redação | 06 de Novembro de 2015 às 16h00

Algum tempo atrás, certos vírus de computador eram tão invasivos e agressivos que se tornava praticamente impossível removê-los. Em muitos casos era necessário reinstalar o sistema operacional para consertar o problema. Agora, esses malwares estão de volta, mas em dispositivos móveis. O blog Lookout tem notado uma tendência de malwares Android que se disfarçam em aplicativos populares, mas que conseguem silenciosamente ter acesso à raiz de seu smartphone, fixando-se profundamente no sistema operacional.

Se isso acontecer, você terá sérios problemas. A menos que você possa instalar uma nova ROM ou cuidadosamente modificar arquivos do sistema, será mais fácil substituir seu aparelho. Caso queira permanecer com o aparelho, terá que reinstalar o sistema. Alguns aplicativos infectados trazem problemas, mas outros funcionam normalmente enquanto o malware compromete o seu dispositivo.

Assim como acontece na maioria dos malwares para Android, você tem que instalar algum aplicativo em uma loja de terceiros para obter esses aplicativos corrompidos. Se você utiliza apenas a Google Play, pode ficar mais tranquilo. Segundo informações do blog, já foram identificados mais de 20 mil aplicativos modificados. Algumas das maiores taxas de infecção estão em países que geralmente utilizam o Google Play, como a Alemanha e os Estados Unidos.

Em outras palavras, não se trata simplesmente de um problema nas regiões onde as lojas de terceiros são as únicas fontes reais para obter aplicativos. Essa é uma questão global que expõe aparelhos em todo mundo. Esses malwares se aproveitam das mesmas falhas de segurança que muitas pessoas utilizam para realizar 'root' em seus aparelhos. Até o momento, a melhor prevenção contra esses malwares é estar atento aos downloads que você faz em seu smartphone ou tablet.

Via Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2015/11/05/android-malware-roots-your-phone/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.