Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Malware ameaça usuário com divulgação de dados privados na internet

Por| 13 de Julho de 2017 às 15h11

Link copiado!

Malware ameaça usuário com divulgação de dados privados na internet
Malware ameaça usuário com divulgação de dados privados na internet

Um novo tipo de ransomware está começando a se proliferar entre os smartphones e tablets Android, fazendo uma ameaça capaz de deixar muita gente de cabelo em pé. Para exigir resgate em dinheiro, o LeakerLocker, como está sendo chamado, ameaça o usuário de vazar seus dados privados na internet, enviando fotos, vídeos, mensagens e histórico de navegação, principalmente, para os amigos e familiares a partir da lista de contatos.

Para que isso não aconteça, o software pede US$ 50 (o equivalente a R$ 160), que como sempre, deve ser depositado em Bitcoins na carteira que pertence aos hackers. Até lá, toda a utilização do dispositivo fica bloqueada e, em alguns casos, o usuário ainda se depara com um timer decrescente, que indica o tempo restante – normalmente 72 horas – até o pagamento ou vazamento das informações.

Entretanto, ao contrário do que acontece com a maioria dos ransomwares, esse não criptografa os dados da vítima. Até mesmo a alegação feita, de que os dados do usuário foram hospedados em um servidor dos hackers, é falsa. A McAfee, responsável pela descoberta da praga, diz que os criminosos nem mesmo seriam capazes de fazer isso, já que as permissões que a praga exige para funcionar não permite o acesso a todos os dados que o malware afirma possuir.

Continua após a publicidade

A infecção acontece por meio de aplicativos maliciosos disponíveis na Play Store, a loja oficial do sistema operacional Android. Originalmente, ele estava acoplado em dois softwares – um de limpeza e outro com wallpapers para o celular –, ambos já retirados de circulação pelo Google. A McAfee, entretanto, não descarta a hipótese de a praga estar acoplada a outros programas ainda disponíveis para download.

Em ambos os casos, ao realizar as autorizações necessárias para que o aplicativo funcione, o usuário, na verdade, está abrindo as portas para o malware. Isso permite que a praga efetivamente acesse informações do sistema, exibindo informações sobre a quantidade de fotos ou vídeos no smartphone, mas não dá acesso a outros fatores, como o histórico de mensageiros ou localização do GPS, ao contrário do que os hackers afirmam.

A recomendação dos especialistas da McAfee é de que os usuários não paguem o resgate, não apenas pelo fato de que as ameaças do hacker são infundadas, mas também para não tornar o uso do ransomware um negócio lucrativo. A recomendação é desligar o aparelho e fazer uma recuperação completa do sistema, de forma a apagar todos os traços do malware.

Por isso, caso você ainda não tenha sido infectado, recomenda-se a realização de backups periódicos e o cuidado com o download de soluções, mesmo que elas venham da Google Play Store. Desconfie de aplicativos novos vindos de fontes não reconhecidas e faça uma pesquisa online antes de baixar softwares que parecem suspeitos.

Continua após a publicidade

Fonte: Daily Mail