Launcher que transforma aparelhos Android em Google Nexus cai na rede

Por Redação | 04 de Agosto de 2016 às 14h50

Se você sempre quis ter um Nexus e não podia, chegou a hora. Na última terça-feira (2), começou a circular na web um launcher que faz com que smartphones com Android fiquem com o visual idêntico ao da linha Nexus, com o estilo minimalista e o funcionamento intuitivo do Material Design. Dentre as novidades estão o botão do Google Now e novo menu que desliza para cima.

A aposta do launcher é na simplicidade, na qualidade gráfica e na organização de ícones e outros elementos, e o resultado é muito bonito. Por exemplo, a barra de busca do Google foi transformada em um botão e, com isso, liberou mais espaço na tela.

APK Nexus

É válido ressaltar que o apk Nexus Launcher não será uma atualização do Google Now Launcher, mas sim um aplicativo à parte (por isso a diferença entre os nomes). Dessa forma, ele não substitui a interface oficial do Google nos aparelhos que já o rodam.

Como ainda não foi lançado oficialmente, o apk está só disponível por fontes terceiras (leia-se não verificadas) e o usuário pode ser vítima de malwares caso não saiba a procedência do arquivo. A primeira divulgação foi supostamente feita pelo perfil no Google+ do desenvolvedor Antonio Luciano, mas já desapareceu. Apesar de não estar na Google Play, o arquivo foi hospedado por alguém no Google Drive.

O que pode ser questionado é: por que ter um app separado que apenas simule a experiência Nexus? Seria no mínimo confuso e trabalhoso. Talvez seja o primeiro passo para uma redefinição do atual Google Now Launcher que será inserida aos poucos ou sirva para reforçar a identidade Nexus, atraindo mais pessoas para o sistema.

Fontes: Slash Gear, Android Police

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.