Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Infográfico da Sony mostra por que novas versões do Android demoram para chegar

Por| 20 de Agosto de 2018 às 19h30

Link copiado!

Android Central
Android Central
Tudo sobre Sony

Qualquer usuário de smartphones com Android sabe que a espera por uma nova atualização do sistema operacional pode ser demorada. Que o diga os usuários da Sony: quase duas semanas depois do lançamento oficial do Android Pie, ainda não há uma data definida para quando a nova versão do sistema estará disponível para os smartphones da empresa — o melhor prognóstico é para meados do mês de novembro. Apesar disso, a Sony quer deixar bem claro que essa demora é justificada.

Na última quinta-feira (16) a empresa divulgou um infográfico que explica passo a passo todo o processo de atualização do sistema operacional de um smartphone. Chamado The Journey of an Android Software Rollout ("A Jornada para o Lançamento de um Software Android", em tradução livre), o infográfico explica quais são os desafios que fazem com que uma atualização do sistema operacional demore tanto para ser disponibilizada.

O Infográfico original (em inglês) pode ser visto logo abaixo, mas explicamos tim tim por tim tim em português logo depois da imagem:

Continua após a publicidade

Fase 1: Atualização

A primeira fase de um projeto dessa magnitude é a atualização em si; ou seja, fazer com que o novo sistema operacional funcione sem problemas nos celulares da empresa. Essa etapa pode ser dividida em sete passos:

  1. Kit de desenvolvimento: Algumas semanas antes de um novo Android ser lançado oficialmente, a Sony recebe da Google um kit de desenvolvimento que contém todos os arquivos necessários para que a empresa possa modificar, testar e otimizar a nova atualização para seus celulares. Vale ficar atento para a informação de que esse kit só está disponível para a empresa pouco antes do lançamento oficial (que, no caso do Pie, aconteceu em 6 de agosto), e não desde o anúncio da Google em 7 de março. Isso quer dizer que a Sony só tem o sistema em suas mãos há pouco mais de um mês, enquanto a Google já testava versões beta do mesmo nos smartphones Pixel desde março.
  2. Construir a base: Apesar de receber os kits de desenvolvimento semanas antes do lançamento oficial, é apenas depois disso que o trabalho realmente começa. A Sony não explica se isso ocorre por algum tipo de embargo ou algo do tipo, mas a verdade é que ela só pode começar a trabalhar na atualização depois que a Google lançou oficialmente o novo Android. No caso do Pie, a Sony só começou mesmo a trabalhar com ele no dia 6 de agosto, quando só então ela pôde instalar o sistema em seus celulares para iniciar as personalizações.
  3. Adaptar ao hardware: Nesse passo inicia-se um processo chamado HAL (Hardware Abstraction Layer, ou Camada de Abstração de Hardware em tradução livre). Esse processo é um dos mais importantes por causa das diferenças de hardware entre os smartphones Sony e os da Google, que não utilizam exatamente os mesmos componentes. É nessa etapa que a Sony fará as modificações para que o novo sistema operacional funcione em todos os celulares da empresa.
  4. Implementando o básico: Esse é o momento em que a empresa começa a ter um sistema operacional de verdade, e aqui ocorre a liberação das funcionalidades básicas do smartphone, como as capacidades para efetuar uma ligação, enviar uma mensagem SMS e conectar à internet.
  5. Implementação específica: Depois de deixar as funcionalidades mais básicas do telefone em ordem, o próximo passo é colocar para funcionar aquelas específicas dos celulares Sony, ou então aquelas comuns a quaisquer celulares mas que possuem um design específico para os da Sony. É aqui que a empresa ajustará as configurações de câmera, galeria de fotos, aplicativos de música e vídeos, lista de contatos, e-mail, tela de boas-vindas e as funções Smart Stamina e Xperia Assist.
  6. Testes internos: Nesse passo, o novo sistema operacional já está funcionando nos celulares Sony numa versão prévia, sem algumas funcionalidades e com muitos bugs. Essa versão é distribuída para os funcionários da empresa, que usam o novo sistema em suas rotinas de trabalho e relatam os principais erros que encontrarem para o setor de desenvolvimento.
  7. Testes externos: Em paralelo ao passo 6, o setor de desenvolvimento da empresa também faz seus próprios testes do novo sistema em ambiente controlado de laboratório, além de liberar algumas cópias da versão de testes para que usuários específicos de fora da empresa possam testá-lo num ambiente de uso real. Terminado todos esses testes e corrigidos todos os problemas encontrados, é hora de ir para a próxima fase do processo.

Fase 2: Certificação e aprovação

Continua após a publicidade

Essa é a fase final do processo, pois, antes de liberar o software para os usuários, é preciso garantir que ele seja aprovado por todas as certificações necessárias para um software desse nível. Isso quer dizer que ainda há mais quatro passos antes de a atualização ser considerada finalizada:

  1. Atingindo padrões: Após todos os testes, é a hora de a Sony submeter o software para obter certificações importantes da indústria, como Bluetooth™ e Wi-Fi®. A prioridade aqui é assegurar que todos os dispositivos rodarão essas funcionalidades com grande performance e qualidade.
  2. Ajustes técnicos: Alguns dos parceiros da Sony podem necessitar de alterações específicas no software. Aqui a empresa envia o SO modificado para operadores desses parceiros, que o testam e enviam a aprovação caso tudo esteja funcionando.
  3. Lançamento: Apenas depois de conseguir todas as certificações e a aprovação dos operadores parceiros é que a Sony faz o lançamento oficial da nova versão do Android para os celulares da empresa, garantindo que usuários de todo o mundo possam atualizar seus smartphones.
  4. Experiência do usuário: Mas essa ainda não é a versão final do software. Após o lançamento, funcionários da Sony monitoram as reclamações e sugestões dos usuários em fóruns e nas mídias sociais. Esse monitoramento é útil para que os engenheiros da empresa possam descobrir possíveis problemas não detectados nas fases de testes, e definir prioridades para qual será o foco das próximas atualizações do sistema.

Como é fácil notar, a atualização de um sistema operacional do porte do Android não é apenas pegar a base enviada pela Google e instalar nos aparelhos, e exige um trabalho bastante detalhado de cada empresa que atua no ramo de smartphones.

De acordo com a Sony, os usuários dos modelos Xperia XZ2, XZ2 Premium, XZ2 Compact, Xperia XZ Premium, XZ1 e XZ1 Compact podem esperar que o Android Pie esteja disponível para instalação em meados de novembro. A fabricante ainda afirma que os modelos Xperia XA2, XA2 Ultra e XA2 Plus também receberão a atualização do Android Pie, mas para estes modelos o SO estará disponível apenas nos primeiros meses de 2019.

Continua após a publicidade

Fonte: Sony, The Verge