Huawei pode trocar Android por sistema operacional próprio, aponta rumor

Por Redação | 24 de Junho de 2016 às 16h05

De acordo com rumores, a Huawei está preparando um sistema operacional alternativo ao Android para tentar se livrar do domínio do Google sobre seus smartphones. O desenvolvimento do sistema estaria em fase inicial e envolveria até mesmo alguns ex-funcionários da Nokia. As informações partem do mesmo documento que revelou a contratação de um ex-designer da Apple por parte da empresa.

Não é a primeira vez que rumores acusam a Huawei de estar desenvolvendo um sistema para substituir o Android em seus smartphones: no ano passado, boatos similares surgiram afirmando que a chinesa lançaria um novo SO com base no CyanogenMod, que por sua vez não é nada além de uma modificação do SO apresentado pelo Google todos os anos. A novidade dos rumores mais recentes é que, neste novo sistema, a Huawei se desligaria completamente do Google em alguns de seus aparelhos, algo parecido com o que a Samsung faz na sua linha de aparelhos com o Tizen OS.

Ainda de acordo com o relatório, a mudança de sistema ocorreria de forma gradual nos lançamentos da empresa. No início da transição, a Huawei continuaria a desenvolver sua interface para o Android e o seu sistema proprietário de forma simultânea. Atualmente, a Huawei utiliza o Android customizado com sua própria interface, batizada como 'Emotion UI'.

Fonte: The Information

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.