Google vai retirar o Google Now Launcher da Play Store

Por Redação | 03.02.2017 às 16:32

Depois que o Google lançou o Pixel Launcher, nova interface para o seu sistema Android, muitos se perguntaram sobre o futuro do Google Now, aplicação que era o padrão da marca até o momento. Parece que agora temos a resposta: o Google Now Launcher (GNL) será retirado da Play Store.

A informação foi divulgada pelo Android Police, baseada em imagens de um email enviado internamente para funcionários do Google. Segundo a empresa de Mountain View, o Google Now sairá da loja de apps do Android nas próximas semanas.

Com isso, os usuários terão apenas a opção de baixar o Pixel Launcher, caso queiram mudar o launcher do sistema Android em seu smartphone. Entretanto, para as fabricantes que desenvolvem suas interfaces em cima do Android e usavam o Google Now, isso pode ser um problema.

Entretanto, segundo informou o Google no email, o suporte ao GNL continuará ativo, com atualizações do Google inclusive. Empresas como Sony, Motorola incluiram recursos em seus smartphones que se basearam em recursos do Google Now, o que poderia ser um problema caso o suporte à aplicação fosse suspenso completamente.

Para completar, o Google anunciou que vai retirar o GNL de todos os pacotes de desenvolvimento de seus sistema operacional a partir de março. Com isso, nenhum novo dispositivo virá com o launcher a partir desta data.

Portanto, se você usa o Google Now Launcher em seu smartphone, prepare-se para ter um software sem muitas novidades e, muito em breve, obsoleto. Aliás, seria bom se o Google liberasse o Pixel Launcher para as diversas versões de seu sistema operacional, o que será bem improvável.

Fonte: Android Police