Google testa novas opções de busca no Inbox

Por Redação | 30 de Agosto de 2016 às 13h36

O Google começou, nesta semana, a testar uma nova função de busca para o Inbox, seu aplicativo dedicado a e-mail que, desde que foi lançado, já trabalha em prol de uma experiência melhor, oferecendo personalização e priorização. Agora, a empresa implementou novas categorias de pesquisa ao app, permitindo que algumas delas aconteçam com apenas um clique, de acordo com critérios específicos.

Três novas seções foram incluídas na página de busca, substituindo o menu drop down que estava presente desde que o aplicativo foi lançado e trazia termos sugeridos. Agora, o usuário vê uma lista com avatares ou fotos dos contatos mais populares e também de empresas que costuma se comunicar com frequência. Basta clicar em um deles para que todas as mensagens relacionadas apareçam, em ordem de recebimento da mais atual para as antigas. Lembra um pouco, por exemplo, o que acontece com o Google Fotos, que também organiza imagens dessa forma, de acordo com quem está nelas.

Além disso, uma terceira opção permite a pesquisa por elementos específicos, como por exemplo, somente e-mails que contenham arquivos anexos, imagens ou aqueles enviados do próprio usuário para a conta. Essa última alternativa, inclusive, soa bastante interessante para um uso que muita gente já faz do Gmail, mandando mensagens para si mesmo de forma a guardar documentos, recibos e outras informações.

Google Inbox

À esquerda, o antigo sistema de pesquisa do Inbox. À direita, a nova versão das buscas. (Imagem: Reprodução / Android Police)

Os contatos e indicadores também aparecem em ordem de popularidade, com os mais usados – e que possuem maior tendência de serem escolhidos pelo usuário – vindo primeiro, liderando uma sequência de seis opções com arraste lateral. O mesmo vale para as opções de categorização, que incluem também apenas mensagens não lidas ou enviadas e recebidas na última semana, por exemplo.

Apesar de estar em fase de experimentação, a nova funcionalidade ainda não chegou aos usuários, e as imagens parecem vazadas a partir de testes feitos pelo próprio Google no sistema operacional Android. A empresa não se pronunciou sobre o assunto e não há como saber quando, e se, a novidade chegará a todos os usuários do Inbox. O aplicativo, entretanto, normalmente serve como plataforma para elaboração de tecnologias que, mais tarde, podem acabar dando as caras em todos os produtos de e-mail da companhia.

Fonte: Android Police

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.