Google solta primeiras informações sobre o Android O

Por Redação | 21.03.2017 às 15:46

Agora é pra valer. O Google finalmente se pronunciou oficialmente sobre o seu próximo sistema operacional móvel, o Android O, dando as primeiras informações sobre o que os usuários podem esperar para a nova versão do Android.

Apesar da empresa não ter dado nenhum informação sobre qual será o seu nome - Oreo, alguem? - alguns recursos já foram adiantados, e já podem ser vistos em previews de desenvolvimento. As mudanças apresentadas pelo Google nesta terça-feira (21) foram apenas pontuais sobre alguns de seus novos recursos, algo mais voltado aos desenvolvedores do que exatamente uma mostra de como o sistema operacional final será - isso só veremos mais adiante no ano.

O que se sabe então? Uma mudança que pode ser comemorada por muitos usuários é a implementação de restrições para as aplicações que rodam no plano de fundo do sistema operacional. Isso poderá reduzir o consumo de memória e de energia, evitando que aplicações indesejadas estejam rodando nos bastidores sem necessidade.

O Android O também contará com um grau maior de customização para as notificações recebidas pelo usuário, com a criação de canais de notificação, reunindo mensagens de apps semelhantes e evitando possíveis sobrecargas de push na interface do aparelho.

Por fim, outra mudança que o Google apresentou foi a de APIs integradas para o preenchimento automático de campos em apps e sites. Ou seja, o usuário poderá fazer cadastros e logins em diferentes locais de uma forma integrada no próprio sistema operacional.

A empresa de Mountain View adiantou diversas outras novidades do sistema, como reprodução de vídeo dentro de vídeo nos dispositivos móveis, assim como uma API para a entrega de áudio em baixa latência.

Mais informações sobre o Android O deverão surgir muito em breve, à medida que mais desenvolvedores começarem a colocar suas mãos no sistema. O anúncio oficial do sistema, o que incluirá o nome da versão, só deverá ocorrer no segundo semestre. Só para refrescar a memória, o nome do Android 7.0 Nougat só foi revelado no final de junho do ano passado. Então que comecem as apostas. Qual será o nome do próximo sistema móvel do Google. Deixe seu pitaco aqui nos comentários.

Fonte: Android Developer Blog