Publicidade

Google pode mudar nome do modo de navegação anônima do Chrome

Por| 20 de Setembro de 2018 às 14h11

Link copiado!

Google pode mudar nome do modo de navegação anônima do Chrome
Google pode mudar nome do modo de navegação anônima do Chrome

Uma pequena mudança de nomenclatura nas versões em inglês do navegador Google Chrome está causando certa agitação na imprensa internacional. Ao longo dos últimos dias, alguns usuários europeus, que utilizam a versão em inglês do browser, notaram uma alteração no nome do famoso “Incognito Mode”, que agora, pode passar a se chamar “Private Mode”.

O recurso é aquele que permite a navegação anônima, sem dados de login ou registros no histórico. No Brasil, a função é chamada exatamente assim, abrindo uma janela de bordas pretas com a simpática figura de um espião, o “único” a acompanhar o que você faz quando não quer ser rastreado. Caso a alteração aconteça por aqui, a noção é que o modo passaria a ser chamado de “navegação privada”.

Sites como Android Authority e Android Police, entretanto, não conseguiram confirmar um padrão na alteração — a maioria dos casos aconteceu no sistema operacional mobile, mas existem registros da mudança, também, na edição para Windows 10. Além disso, o novo nome apareceu sem que o Chrome fosse atualizado, o que indica um trabalho que está sendo feito nos próprios servidores da Google. A utilização específica da função, entretanto, continua a mesma.

Continua após a publicidade

Como aponta a imprensa internacional, a alteração de nome alinha o Chrome a outros navegadores do mercado, que também utilizam a palavra “privado” para designar o recurso. Seria uma forma, então, de tornar mais fácil a adaptação daqueles que estão mudando de navegador e, também, de criar mais um estilo padronizado para a indústria, em busca de mais clareza.

Poderia ser, também, uma resposta à confusão feita por muitos usuários de que o Modo Incógnito, como é chamado em inglês, os tornaria livres de rastreadores de publicidade e localização. Não é esse o caso, já que a função, apenas, permite a navegação sem que o histórico seja registrado e não importando os dados de login e credenciais disponíveis na conta da Google.

A empresa, porém, não confirmou nem negou as alterações. Ela também não disse nada sobre possíveis testes nem se posicionou sobre as mudanças e sua relação com um possível alinhamento a outros navegadores do mercado.

Fonte: Android Authority, Android Police