Google pode integrar sistema de busca ao aplicativo de câmera do Android

Por Redação | 28 de Março de 2016 às 17h00

O Goggles, um projeto experimental do Google que muitos acreditavam estar abandonado há alguns anos, pode estar prestes a fazer um retorno triunfal. De acordo com relatos de fontes anônimas, a companhia estaria prestes a transformar a busca visual em uma das funcionalidades padrões do sistema operacional Android, por meio do aplicativo de câmera.

Isso significa que os usuários poderão realizar pesquisas por produtos apenas apontando a câmera para eles. O sistema seria capaz de reconhecer não apenas um item em si – como uma peça de roupa, uma caneca, uma câmera ou um brinquedo – mas também ler códigos de barra, QR Codes e outros tipos de indicações que possam facilitar na pesquisa. Basta que o usuário circule o objeto a ser pesquisado para que a plataforma realize o resto do trabalho usando a internet.

É uma funcionalidade que já estava disponível no Goggles, um software de pesquisa visual que ainda funciona, mas não é atualizado desde 2014. Smartphones selecionados também possuem o recurso por meio do aplicativo Google Camera, que é padrão nos dispositivos da linha Nexus mas pode ser baixado em outros celulares. Agora, entretanto, a ideia é tornar essa uma característica padrão do Android.

As pesquisas também levam em conta fatores comportamentais do usuário. Lojas em que ele costuma fazer compras aparecem com prioridade nas pesquisas, assim como aquelas que fazem parte do sistema Google Shopping. Além disso, o histórico de buscas e acesso a sites também pode ser utilizado para facilitar a localização do produto caso o sistema não seja capaz de fazer isso apenas com a foto.

Todos os olhos, claro, se voltam para a versão N do sistema operacional, que deve ser lançada em breve. Entretanto, o Google estaria estudando a aplicação da funcionalidade não apenas em smartphones e tablets, mas também em tecnologias vestíveis, como relógios inteligentes e o Glass, além de dispositivos de realidade virtual e aumentada, vistos pela companhia também como uma boa maneira de interagir com o mundo.

O Google, entretanto, não se pronunciou sobre o assunto. Se real, a funcionalidade de pesquisa visual deve se tornar um dos grandes destaques da nova versão do Android. A expectativa é que a versão N – que muitos esperam trazer o codinome Nutella – esteja disponível até o final deste ano.

Fonte: Slash Gear

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.