Google pode estar trabalhando no Andrômeda, híbrido do Android com o Chrome OS

Por Redação | 26 de Setembro de 2016 às 12h38

Rumores sobre uma possível unificação do Android com o Chrome OS não são novos, mas parece que não estamos muito longe de vermos o resultado prático da união desses dois sistemas. Segundo rumores mais recentes, o Google já está realizando experimentos do sistema no Nexus 9, tablet mais recente anunciado pela empresa, o que indica que o lançamento desse sistema pode estar mais próximo do que imaginamos.

Trata-se do Andrômeda, que unificaria os benefícios de ambos os sistemas, já que os dois são baseados no Linux. Aliás, um dos principais pontos de destaque é a baixa exigência de processamento desse novo sistema. O site IndiaToday noticiou que o código-fonte Android 7.0 Nougat menciona o Andrômeda no arquivo SurfaceCompositionTest.java, que mede o desempenho gráfico dos aparelhos.

Andromeda

Tweet de Horoshi Lockheimer, chefe da divisão do Android, prometendo boas novidades no Google I/O 2016;

A "nota" mínima para rodar o Andrômeda é 4,0, mostrando que ele exigirá uma configuração bastante simples para funcionar bem. O Nexus 9, como referência, tem nota 8,8, algo esperado, já que ele vem com o poderosíssimo chip Tegra K1 da NVIDIA, um chip quad-core customizado de 2,3 GHz com GPU Tegra DX1. Como o Nexus 9 já foi anunciado, é improvável que ele seja o primeiro dispositivo com o Andrômeda, mas já é uma excelente notícia que ele já esteja em fase de testes.

Andromeda

O Andrêmeda mencionado no arquivo SurfaceCompositionTest.java

Quando saberemos mais sobre esse sistema? Provavelmente no Google I/O em 4 de outubro, quando o Google planeja anunciar seus novos aparelhos com Android ("Pixel", que substituirá a linha Nexus como carro-chefe da empresa). Ao que tudo indica, o Andrômeda focará em aparelhos 2-em-1 e tablets, mas teremos que esperar o pronunciamento do Google para sabermos mais a respeito.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.