Google pode ajudar Samsung no desenvolvimento da TouchWiz

Por Redação | 25.11.2015 às 13:05

Não há como negar os números: a Samsung é hoje a maior fabricante de smartphones Android do mundo. Por mais que as opções que trazem o sistema operacional “puro” (ou o mais próximo possível disso) venham ganhando tração, elas ainda estão longe de alcançar os totais absurdos da marca coreana. Agora, o Google parece disposto a uma parceria, que deve utilizar todo esse alcance e potencial para melhorar a imagem de sua plataforma.

Novos rumores indicam que a empresa estaria trabalhando ao lado da Samsung para melhorar o desempenho do TouchWiz, a interface proprietária que está em todos os dispositivos da marca. Notoriamente conhecida como uma engolidora de memória e causadora de problemas de performance nos smartphones, ela teve significativa melhora na linha 2015 de aparelhos da empresa, mas ainda assim tem incomodado a alguns.

Se real, a mudança deve beneficiar principalmente a linha de smartphones de baixo e médio porte, normalmente adquiridos por usuários que buscam acesso à tecnologia, mas não querem pagar muito por isso. Com uma otimização da TouchWiz, a ideia é que o Android rode melhor nos dispositivos com hardware mais modesto.

Mais do que tudo isso, o Google teria uma noção de que, como os aparelhos da Samsung são os mais populares do mundo, a interface TouchWiz e também suas falhas de funcionamento acabam sendo associados ao próprio Android. Mudar esse cenário, claro, se faz por meio de informação, mas a empresa sabe que nem todo mundo está ligado no noticiário de tecnologia, por isso, tomar uma atitude mais direta também pareceu uma boa opção.

Nenhuma das duas companhias se pronunciou sobre essa parceria em específico. Mas sabe-se que, dede 2014, Samsung e Google possuem um acordo de colaboração que envolve o desenvolvimento de novas tecnologias para o mundo mobile. Nada foi confirmado, mas é possível que essa união tenha a ver com tais propósitos.

Fonte: Phone Arena