Google Play vai classificar apps com base em desempenho e estabilidade

Por Redação | 04.08.2017 às 10:24

A Google Play está sempre com muitas novidades em sua seção de aplicativos e jogos, mas nem sempre os itens listados no topo representam as melhores opções presentes na loja.

Para evitar a frustração dos donos de aparelhos Android com aplicativos pesados e cheios de bugs, a gigante das buscas anunciou que vai realizar uma mudança na forma de classificar as ferramentas mais relevantes, passando a considerar aspectos como desempenho e estabilidade como itens importantes em suas listagens.

Isso significa que a Google Play passará a utilizar novos algoritmos de classificação e a atribuir notas baixas para aplicativos que apresentarem problemas técnicos, como consumo excessivo da bateria, lentidão ao executar determinadas funções e mensagens de erro constantes.

Dessa forma, apenas os apps com maior estabilidade e livre de bugs aparecerão no topo dos resultados das buscas e nos itens de destaque da loja.

Além deste novo critério de classificação de aplicativos, a Google também está incentivando os desenvolvedores a utilizarem a nova ferramenta Android Vitals, presente no Google Play Console, que permite testar e detectar diversos aspectos do app que precisam ser melhorados antes de sua publicação.

Fonte: Android Developers Blog, Gadgets360