Google Play testa fila de apps para download futuro (quando houver Wi-Fi)

Por Redação | 17.09.2016 às 20:05

Quantas vezes você já chegou ao fim do mês com o pacote de dados de seu celular estourado? Para ajudar o usuário Android a ter melhor controle do que gasta enquanto usa a rede de dados móveis, o Google está testando um novo recurso na Play Store que vai permitir aos usuários criarem uma fila de downloads até que encontrem uma rede Wi-Fi disponível para baixar os apps um a um.

O aplicativo da Play Store, atualmente, apenas alerta o usuário quando este tenta fazer um download de um app grande e não está conectado a nenhuma rede Wi-Fi, mas sem opção alguma de fazer o download posteriormente.

play beta

Agora, com a nova função, a coisa será tão simples quanto parece: quer baixar um app pesado, mas prefere não fazer isso no momento, por estar conectado ao seu pacote de dados? É só enfileirar o aplicativo desejado em uma lista de downloads pendentes e pronto. A transferência irá iniciar assim que o sistema identificar uma conexão estável com a rede local wireless.

Por enquanto, apenas um grupo pequeno de usuários teve acesso à novidade. O Google já avisou, no entanto, que a funcionalidade pode ser removida. Se isso acontecer, pode ser que os apps na fila de espera sejam baixados na rede móvel mesmo, sem aviso algum. Torçamos para que a experiência dê certo e o recurso fique!

Via GSM Arena