Google Play Services vai deixar de suportar Android 2.3 Gingerbread em 2017

Por Redação | 21 de Novembro de 2016 às 20h43

O Google Play Services acaba de entrar na versão 10.0 e será o último a suportar a já antiga versão 2.3 do Android, conhecida como Gingerbread. Como ela já completou seis anos de existência e está instalada em apenas 1,3% dos dispositivos Android ativos, o gigante decidiu parar de oferecer suporte à versão, focando nas mais atuais. Em outras palavras, quem ainda tiver um smartphone rodando o Gingerbread vai deixar de receber atualizações de aplicativos.

A partir do início do ano que vem, o Google Play Services vai suportar versões a partir da Ice Cream Sandwich (Android 4).

Para quem não sabe ou conhece, o Services é uma plataforma que consiste de uma biblioteca para desenvolvedores, oferecendo todos os recursos necessários para quem deseja criar aplicativos e disponibiliza-los na loja virtual do Google. Com foco nas versões mais recentes, tanto o Google quanto os desenvolvedores poderão trabalhar em soluções voltadas aos dispositivos mais recentes, sejam eles smartphones ou tablets.

Para isso, o Google recomenda que os desenvolvedores partam do nível 14 da API. Os aplicativos que estiverem dentro deste requisito passarão a ter disponibilidade, a partir de suas novas versões, apenas com aparelhos atualizados. A solução alternativa para aqueles que ainda desejem oferecer apps para versões mais antiga passa a ser construir APKs variadas, a fim de que ainda seja possível criar atualizações para versões antigas do Android.

Via 9t05Google

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.