Google Play passa a informar quando o aplicativo apresenta publicidade

Por Redação | 29 de Abril de 2016 às 09h06

Sabe quando você instala um aplicativo gratuito e, ao começar a utilizá-lo, se depara com aquelas propagandas indesejadas? Pois a partir de agora ser surpreendido por publicidade enquanto utiliza um app no Android não vai mais acontecer, já que a Google Play implementou uma novidade superútil: a loja está informando quando o app desejado exibe ou não anúncios publicitários.

Com essa informação à vista, o usuário passa a decidir antes do download se prefere instalar a versão gratuita mesmo, ou se não é melhor pagar pela versão “premium” do aplicativo, normalmente isenta de propagandas.

aviso de publicidade na Google Play

Os anúncios inseridos em apps gratuitos ajudam os desenvolvedores a gerarem renda a partir do aplicativo, mas essa prática é constantemente encarada como invasiva, já que a publicidade pode não estar “quietinha” no topo em em um canto da janela, muitas vezes atrapalhando o uso do app.

O Google vem trabalhando em uma maneira de informar mais claramente os usuários de Android quanto às publicidades inseridas nos aplicativos desde o ano passado, quando pediu aos desenvolvedores de todos os aplicativos disponíveis na Google Play para informarem se seus apps continham ou não propagandas automáticas. Com essa informação, foi possível informar na loja virtual se os apps contêm anúncios ou não.

A novidade surge em um momento em que o Google vem destacando aplicativos em sua loja. Recentemente, a companhia passou a fornecer estrelas para apps propícios ao uso familiar, a crianças e jogos, e também lançou seu primeiro prêmio para aplicativos.

Fonte: Techcrunch

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!