Google Play finalmente começa a trabalhar com códigos promocionais

Por Redação | 15 de Janeiro de 2016 às 13h00
Tudo sobre

Google

Atendendo a muitos pedidos e após alguns anos de atraso, o Google finalmente habilitou o uso de códigos promocionais na Play Store, sua loja de aplicativos e jogos para Android. Agora, desenvolvedores já podem utilizar as sequências de números e letras para, por exemplo, presentear fãs em sorteios ou entregar cópias gratuitas para análise e cobertura pela imprensa.

Até agora, tudo o que os produtores de software podiam fazer era entregar códigos de créditos da própria loja online e torcer para que eles adquiram o aplicativo com eles. Agora, entretanto, tudo muda, e basta habilitar uma opção correspondente no console de desenvolvimento para que os códigos promocionais sejam habilitados e possam ser distribuídos.

A função, claro, possui algumas regras. Não é possível, por exemplo, criar códigos para download de itens ou qualquer outro tipo de artigo adquirido in-app. Além disso, cada aplicativo ou jogo possui um limite de 500 senhas que podem ser geradas por trimestre, e caso elas não sejam usadas, deixam de ser válidas uma vez que o período chega ao fim.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Por outro lado, funcionalidades básicas para personalização também estão presentes aqui. Os criadores podem especificar datas de validade para os códigos, com até um ano a partir de sua geração, e também criar versões em que o jogo ou aplicativo fica disponível apenas por um determinado período de tempo.

O Google sugere também outras utilizações para os códigos promocionais, como a entrega de personagens ou itens específicos em eventos ou acontecimentos – desde que eles também não estejam à venda – ou a distribuição de cópias gratuitas para funcionários das empresas, para que eles possam exibir seus trabalhos para amigos, familiares ou até em eventuais propostas de emprego.

Fonte: Google Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.