Google Play finalmente começa a trabalhar com códigos promocionais

Por Redação | 15.01.2016 às 13:00

Atendendo a muitos pedidos e após alguns anos de atraso, o Google finalmente habilitou o uso de códigos promocionais na Play Store, sua loja de aplicativos e jogos para Android. Agora, desenvolvedores já podem utilizar as sequências de números e letras para, por exemplo, presentear fãs em sorteios ou entregar cópias gratuitas para análise e cobertura pela imprensa.

Até agora, tudo o que os produtores de software podiam fazer era entregar códigos de créditos da própria loja online e torcer para que eles adquiram o aplicativo com eles. Agora, entretanto, tudo muda, e basta habilitar uma opção correspondente no console de desenvolvimento para que os códigos promocionais sejam habilitados e possam ser distribuídos.

A função, claro, possui algumas regras. Não é possível, por exemplo, criar códigos para download de itens ou qualquer outro tipo de artigo adquirido in-app. Além disso, cada aplicativo ou jogo possui um limite de 500 senhas que podem ser geradas por trimestre, e caso elas não sejam usadas, deixam de ser válidas uma vez que o período chega ao fim.

Por outro lado, funcionalidades básicas para personalização também estão presentes aqui. Os criadores podem especificar datas de validade para os códigos, com até um ano a partir de sua geração, e também criar versões em que o jogo ou aplicativo fica disponível apenas por um determinado período de tempo.

O Google sugere também outras utilizações para os códigos promocionais, como a entrega de personagens ou itens específicos em eventos ou acontecimentos – desde que eles também não estejam à venda – ou a distribuição de cópias gratuitas para funcionários das empresas, para que eles possam exibir seus trabalhos para amigos, familiares ou até em eventuais propostas de emprego.

Fonte: Google Developers