Google Play agora informa tamanho verdadeiro dos aplicativos

Por Redação | 25 de Julho de 2016 às 22h32

A Google Play passará a apresentar o espaço de armazenamento verdadeiro para os aplicativos ou para uma nova atualização. A loja de apps para Android permitirá que os usuários possam visualizar qual o real tamanho do aplicativo que estão baixando, evitando que tenham que desinstalá-lo logo depois porque ficaram sem espaço em seus dispositivos.

Agora, se um aplicativo ou uma atualização possuir 3 MB, por exemplo, essa informação será exibida logo abaixo da descrição do app, algo que não era exatamente feito anteriormente. Apesar de informar o tamanho do aplicativo na descrição, a Google Play não dizia corretamente qual era o espaço que o ele ocuparia após ser instalado no dispositivo. Para os aparelhos que possuem pouco espaço disponível de armazenamento, a novidade é muito bem-vinda.

Google Play

Além dessa novidade, o Google está trabalhando para ajudar a reduzir o tamanho dos arquivos que devem ser baixados, graças a um algoritmo que está sendo desenvolvido devido ao crescente aumento no número de apps que possuem um grande tamanho. A alteração reduzirá o consumo de dados e poderá ajudar os usuários a baixar novos aplicativos sem se preocupar tanto com o consumo de sua franquia de internet. Com o novo algoritmo, a expectativa é reduzir significativamente o tamanho do download dos arquivos, em cerca de 12%. Já as atualizações poderão ficar até 50% menores.

Ainda que as mudanças possam parecer pouco significativas para os usuários de smartphones topo de linha, os donos de aparelhos intermediários e de entrada poderão ter mais espaço para instalar outros aplicativos ou simplesmente para impedir que o excesso de dados interfira na performance de seus dispositivos.

Fonte: Google

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.