Google passa a sugerir apps com base em informações do Gmail do usuário

Por Redação | 12.02.2016 às 09:27

Seu smartphone sabe quase tudo sobre você – onde esteve, o que fez, com quem anda conversando, quais compras realizou online e tudo mais. Agora, o Google quer utilizar tais dados de forma ainda mais apurada e está lançando uma nova seção na Play Store que pretende sugerir aplicativos de acordo com as informações trafegadas pelo seu Gmail.

A opção deve ser habilitada por meio do menu de opções e caso a resposta do usuário seja positiva, ele começará a ver sugestões de softwares baseadas no sistema de geolocalização e compromissos do Gmail. Essas informações já são utilizadas para atualizar automaticamente a agenda, lembrar horários de voo ou enviar notificações sobre aquela reunião importante.

Google Play sugestões de itinerário

Na Google Play Store, isso se traduz na sugestão de aplicativos de produtividade e viagens. Por exemplo, ao descobrir que seu voo é de uma determinada companhia aérea, o sistema pode indicar o download da solução da empresa para realização de um check-in online, ou de guias sobre o destino. Participa com frequência de projetos de colaboração? Você pode baixar sistemas como o Docs, que permite o trabalho remoto e simultâneo entre diversos indivíduos também pelo celular.

A novidade está disponível para boa parte dos dispositivos com o sistema operacional Android e foi habilitada na última atualização da Google Play Store. Caso se sinta incomodado com tanto rastreamento, claro, a função pode ser desligada pelo menu de opções. Isso não impede a catalogação dos dados, claro, mas apenas que eles sejam utilizados para sugerir downloads e compras.

Fonte: Greenbot